Pontifício Conselho da Cultura
Vaticano evoca Miguel Ângelo
O presidente do Pontifício Conselho da Cultura vai evocar o escultor, pintor, arquiteto e poeta Miguel Ângelo (1475-1564), por ocasião do 450.º aniversário da morte, que se assinala a 18 de fevereiro.
O cardeal italiano Gianfranco Ravasi recordará o autor de referência para o diálogo entre arte e fé no dia 2 de março, em Roma, durante a missa que conclui a 3.ª edição do Festival Internacional de Música Frescobaldi.
A celebração decorrerá na basílica dos Santos Doze Apóstolos, de que Miguel Ângelo foi paroquiano, e onde está o túmulo do compositor Girolamo Frescobaldi (1583-1643), patrono do festival que o cardeal Giovanni Battista Re abre a 26 de fevereiro.
A 1 de março será apresentado, também no âmbito do festival patrocinado pelo Pontifício Conselho da Cultura, o livro "Michelangelo Buonarroti, parrochiano dei Santi Apostoli", da autoria de Liberale Gatti.
Frescobaldi é considerado um dos mais importantes compositores de órgão, tendo sido nomeado organista da basílica de S. Pedro em 1608, cargo que exerceu até à morte, à exceção do período entre 1628 e 1634, quando foi convidado para as mesmas funções em Florença.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
18.02.14
Miguel ÂngeloJacopino del Conte








