Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Pontifício Conselho da Cultura

Vaticano evoca Miguel Ângelo

O presidente do Pontifício Conselho da Cultura vai evocar o escultor, pintor, arquiteto e poeta Miguel Ângelo (1475-1564), por ocasião do 450.º aniversário da morte, que se assinala a 18 de fevereiro.

O cardeal italiano Gianfranco Ravasi recordará o autor de referência para o diálogo entre arte e fé no dia 2 de março, em Roma, durante a missa que conclui a 3.ª edição do Festival Internacional de Música Frescobaldi.

A celebração decorrerá na basílica dos Santos Doze Apóstolos, de que Miguel Ângelo foi paroquiano, e onde está o túmulo do compositor Girolamo Frescobaldi (1583-1643), patrono do festival que o cardeal Giovanni Battista Re abre a 26 de fevereiro.

A 1 de março será apresentado, também no âmbito do festival patrocinado pelo Pontifício Conselho da Cultura, o livro "Michelangelo Buonarroti, parrochiano dei Santi Apostoli", da autoria de Liberale Gatti.

Frescobaldi é considerado um dos mais importantes compositores de órgão, tendo sido nomeado organista da basílica de S. Pedro em 1608, cargo que exerceu até à morte, à exceção do período entre 1628 e 1634, quando foi convidado para as mesmas funções em Florença.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 18.02.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemMiguel Ângelo
Jacopino del Conte

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página