Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé e cultura

Vigararia de Roma apresenta segunda fase do projeto "Uma porta para o Infinito. O homem e o Absoluto na arte"

A vigararia de Roma promove esta terça-feira uma conferência de imprensa para apresentar a segunda fase do projeto "Uma porta para o Infinito. O homem e o Absoluto na arte", iniciativa realizada em parceria com o Pontifício Conselho da Cultura.

A programação começa a 21 de dezembro na basílica de Santa Maria in Montesanto - Igreja dos Artistas, com o concerto do coro e orquestra do Teatro da Ópera de Roma, e a vernissage da instalação de vídeo de Andrea Aquilanti, intitulada “Versŭs”.

Os eventos que têm como tema "O Todo no fragmento" preveem atuações de música sacra, que chegarão também às igrejas periféricas da capital, instalações de artistas contemporâneos e uma sessão teatral.

A agenda inclui encontros com sete conhecidos intérpretes da arte, entre os quais o arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que serão entrevistados por nomes importantes do jornalismo para contarem a experiência da procura do Absoluto através do seu percurso criativo.

O encontro com os jornalistas, que decorre na mesma sala onde em 1929 foram assinados os Pactos Lateranenses entre a Itália e a Santa Sé, que deram origem à atual cidade-estado do Vaticano, conta com a intervenção do bispo português D. Carlos Azevedo, delegado do Pontifício Conselho da Cultura, entre outras personalidades.

 

Identidade e finalidade do projeto

«Na forma de oportunidade de encontro entre música, arte, teatro, cinema, o projeto "Uma porta para o Infinito" propõe-se como confronto de linguagens, capaz de dar espaço a uma correspondência de diferentes perspetivas, aprofundando temáticas culturais transversais à contemporaneidade.

A arte, nas suas múltiplas formas, na pluralidade de "sinais" pelas quais se manifesta, é expressão do Infinito. Pertence-lhe por natureza um sentido de indeterminação e inefabilidade, oferecendo-se como elemento fundador de uma abertura a sempre nnovas oportunidades de escuta.

O seu poder é comunicar, mostrar um sentido que nunca se preenche totalmente, mas que na sua revelação fragmentária é caminho privilegiado para o Absoluto.

O projeto nasce com o objetivo de promover um diálogo entre as artes, como demonstração mais autêntica das infinitas possibilidades pacificadoras de uma linguagem universal e única.

Encontrar um ponto de vista comum, privilegiado e espiritual, no seio da grande orquestra de estímulos que a arte oferece é a finalidade desta ideia. Do espaço à luz, das magnificentes arquiteturas do passado às expressões artísticas mais contemporâneas, do movimento musical ao gesto escultórico, da ação à palavra (no teatro), do som à cor (no cinema).»

 

© SNPC | 17.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Igreja dos Artistas, Roma
Foto: andrei deev



























Foto Igreja dos Artistas

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.