Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Leitura

Um século de música sacra na Madeira

O Museu de Arte Sacra do Funchal acolheu no dia 24 de março o lançamento do livro “Um Século de Música Sacra na Madeira”, da autoria de João Rufino da Silva, editado pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC).

O Bispo da Diocese do Funchal, que presidiu à cerimónia de lançamento da obra, considerou que, «por detrás da música (sacra) está a alma de um povo e, neste caso em especial, da cultura madeirense». Usando as palavras-chave «surpresa e riqueza» para descrever a presente publicação, D. António Carrilho classificou a música sacra como «expressão de religiosidade». Deste modo, prestou “tributo” a todos aqueles, inclusive aos padres que sempre se empenharam na difusão da música sacra.

Por sua vez, o secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, manifestou a sua gratidão a João Rufino da Silva, que dispensou grande parte da sua vida, para a realização de um trabalho intelectual em prol da preservação da identidade cultural da população madeirense e da história desta Região Autónoma.

Apresentada em dois volumes, a obra de Rufino da Silva constitui um inventário que complementa o livro anterior do mesmo autor, “Cânticos Religiosos do Natal Madeirense”. A compilação é encarada como o trabalho de uma vida, sendo inseparável das suas vertentes de músico, de investigador e de pedagogo.

Um dos objetivos da publicação, como refere o autor, é perpetuar a memória de composições que foram cantadas, algumas há mais de cem anos, e que ainda hoje são usadas pelos fiéis no culto religioso. Ao todo, a coletânea reúne cerca sete mil peças musicais, desde finais do século XIX até ao século XX, nas quais estão referenciadas músicas de compositores madeirenses como Manuel Morais, Luís Peter Clode ou Vítor Costa.

José Rufino Silva agradeceu, durante o evento, a todos aqueles que colaboraram neste trabalho, sobretudo a João Henrique Silva (diretor da DRAC), pelo «entendimento e sensibilidade» para com o projeto, e a D. Teodoro Faria, Bispo emérito, que prefaciou o livro.

 

Odília Gouveia
In Jornal da Madeira, 25.03.09
08.04.09

Órgão

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página