
Deus no cinema
O primeiro Congresso Internacional sobre Teologia e Cinema (www.teocinema.org) acontecerá de 15 a 17 de Novembro em Barcelona, contando com palestras de especialistas sobre a relação entre o cinema e espiritualidade.
O congresso, cujo presidente é D. Enrique Planas, até ao último mês de Abril membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e delegado da Filmoteca Vaticana, iniciar-se-á com uma conferência sobre as chaves para uma leitura teológica do cinema, a cargo do professor Lloyd Baugh, S.J., da Pontifícia Universidade Gregoriana.
No encontro falar-se-á de cineastas como Dreyer, Tarkovski, Buñel, Lars von Trier, Kieslowski ou Woody Allen.
Ermanno Olmi, realizador de filmes como «A árvore dos tamancos» (1978), «A lenda do santo beberrão» (1988), «Génesis: a criação e o dilúvio» (1994), «A profissão das armas» (2004) (2001) e «Cem pregos» (2007) – filme cristológico – fará uma reflexão sobre os seus filmes.
Para Peio Sánchez, professor da Faculdade de Teologia e secretário-organizador do Congresso, a presença do realizador italiano Ermanno Olmi é «uma especial satisfação, já que supõe o reconhecimento de uma longa carreira onde a sensibilidade espiritual e especificamente cristã foi especialmente significativa».
A delegada da Filmoteca Vaticana Claudia di Giovanni discutirá o tema do papel das filmotecas na difusão do cinema espiritual.
O Congresso será «ocasião de encontro de professores e profissionais do cinema preocupados com a presença de valores espirituais» e «será um momento privilegiado para a formação de agentes de pastoral, professores de religião e animadores culturais», reconhece Sánchez.
«A Igreja, desde a origem do cinema, sentiu-se próxima deste meio, e hoje a teologia descobre-se implicada na leitura, valorização e inclusive na contribuição de temas para os filmes», prossegue.
«Assim, para o diálogo com uma cultura cada vez mais globalizada, a cinematografia oferece muitas oportunidades para o questionamento em torno a Deus, o encontro de perspectivas e a própria evangelização», sugere.
Esta é uma iniciativa da Faculdade de Teologia da Catalunha, com a qual colaboram diferentes instituições como as faculdades de filosofia e comunicação da Universidade Ramon Llull, Signis-España, a Filmoteca Vaticana e da Catalunha, assim como o suporte do governo da Catalunha.
Zenit
Publicado em 25.09.2007
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir
![]()
