Vemos, ouvimos e lemos
Congresso internacional

Deus no cinema

O primeiro Congresso Internacional sobre Teologia e Cinema (www.teocinema.org) acontecerá de 15 a 17 de Novembro em Barcelona, contando com palestras de especialistas sobre a relação entre o cinema e espiritualidade.

O congresso, cujo presidente é D. Enrique Planas, até ao último mês de Abril membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e delegado da Filmoteca Vaticana, iniciar-se-á com uma conferência sobre as chaves para uma leitura teológica do cinema, a cargo do professor Lloyd Baugh, S.J., da Pontifícia Universidade Gregoriana.

No encontro falar-se-á de cineastas como Dreyer, Tarkovski, Buñel, Lars von Trier, Kieslowski ou Woody Allen.

Ermanno Olmi, realizador de filmes como «A árvore dos tamancos» (1978), «A lenda do santo beberrão» (1988), «Génesis: a criação e o dilúvio» (1994), «A profissão das armas» (2004) (2001) e «Cem pregos» (2007) – filme cristológico – fará uma reflexão sobre os seus filmes.

Para Peio Sánchez, professor da Faculdade de Teologia e secretário-organizador do Congresso, a presença do realizador italiano Ermanno Olmi é «uma especial satisfação, já que supõe o reconhecimento de uma longa carreira onde a sensibilidade espiritual e especificamente cristã foi especialmente significativa».

A delegada da Filmoteca Vaticana Claudia di Giovanni discutirá o tema do papel das filmotecas na difusão do cinema espiritual.

O Congresso será «ocasião de encontro de professores e profissionais do cinema preocupados com a presença de valores espirituais» e «será um momento privilegiado para a formação de agentes de pastoral, professores de religião e animadores culturais», reconhece Sánchez.

«A Igreja, desde a origem do cinema, sentiu-se próxima deste meio, e hoje a teologia descobre-se implicada na leitura, valorização e inclusive na contribuição de temas para os filmes», prossegue.

«Assim, para o diálogo com uma cultura cada vez mais globalizada, a cinematografia oferece muitas oportunidades para o questionamento em torno a Deus, o encontro de perspectivas e a própria evangelização», sugere.

Esta é uma iniciativa da Faculdade de Teologia da Catalunha, com a qual colaboram diferentes instituições como as faculdades de filosofia e comunicação da Universidade Ramon Llull, Signis-España, a Filmoteca Vaticana e da Catalunha, assim como o suporte do governo da Catalunha.

Zenit

Publicado em 25.09.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cartaz
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada