Vemos, ouvimos e lemos
Palavras do Papa aos bispos do Benim

É necessário integrar cultura e fé

No termo da visita “ad limina” dos bispos do Benim, o Santo Padre encorajou os prelados daquele país da costa ocidental africana a continuar a defender e a proclamar a justiça e os direitos humanos, bem como a trabalhar para uma devida integração da fé com a cultura.

Bento XVI sublinhou a necessidade de estimular os melhores aspectos da tradição local e rejeitar os elementos perniciosos. Neste sentido, os fiéis devem ser formados convenientemente, de modo a que possam fazer julgamentos correctos sobre os comportamentos que são compatíveis com a sua fé.

A integração da cultura nativa e da tradição eclesial devem igualmente influenciar as liturgias, que são a expressão mais profunda da cultura. O Sumo Pontífice destacou que as liturgias daquela Igreja são celebrações entusiasmadas e animadas, que ocupam um lugar proeminente na vida do povo: “Elas são, no coração da sociedade, um testemunho eloquente da fé das vossas comunidades. Por este motivo é importante que os fiéis participem na liturgia de maneira plena, activa e frutuosa”.

O Papa alertou os bispos para o perigo das misturas incompatíveis que podem surgir entre as tradições das religiões africanas e a fé cristã. A prevenção e o remédio para este risco consistem numa melhor formação nos Seminários e dos ministros já ordenados.

Para o Santo Padre, uma das prioridades pastorais deverá ser a de preparar os jovens para o matrimónio definitivo.

A terminar a intervenção, Bento XVI expressou a sua satisfação pela “atmosfera de compreensão mútua que caracteriza as relações entre Muçulmanos e Cristãos” no Benim. “De modo a evitar o desenvolvimento de qualquer género de intolerância e a prevenir todas as formas de violência, é necessário continuar o diálogo sincero, fundado numa cada vez maior compreensão mútua em tudo o que promove o bem-estar humano. Esse diálogo também exige a formação competente de pessoas que ajudem o povo a conhecer e a compreender os valores religiosos que partilhamos e a respeitar fielmente as diferenças.”

A expressão “Ad limina” é a abreviação de “Ad limina Apostolorum”, frase latina que significa “Ao umbral (morada) dos Apóstolos”. Os bispos titulares de todas as dioceses do mundo devem fazer uma “visita ad limina” a cada cinco anos para venerar os sepulcros dos Bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, apresentarem-se ao Romano Pontífice (cf. Código de Direito Canónico, 400) e com ele abordarem a situação das suas dioceses.

CNA

© SNPC - Publicado em 21.09.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Mapa do Benim
© Wikipédia


































Máscara utilizada em dança tradicional
Máscara usada em dança
tradicional no Benim
© Massimo Borchi / Atlantide Phototravel / Corbis
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada