Vemos, ouvimos e lemos
Cinema

"Milagros" vence prémio no Festival Religion Today

Produzida em Espanha, a curta-metragem de 9 minutos, realizada por Javier Figuero, narra a história, baseada em factos reais, de um mãe que reza ao falecido Papa João Paulo II pela cura da sua filha paraplégica.

Ana, uma criança de carácter arisco e difícil, pede aos seus pais que a levem a uma capela onde se venera João Paulo II, para que, pela sua intercessão, ela seja curada por Deus. O pai da menina é um professor universitário ateu, enquanto que a mãe é uma pessoa de profundas convicções religiosas; o pedido de Ana e a oração da mãe vão gerar um conflito com o pai, devido ao seu cepticismo.

O produtor, Juan García del Santo, que também assume o papel do pai da menina, referiu que a curta pretende mostrar “a grandeza e a beleza do mistério da fé e da espiritualidade”, assim como “explicar o inexplicável”.

Além de vencer o prémio de melhor curta-metragem no Festival Religion Today, o filme conquistou o segundo lugar no Festival Internacional Pol-8 (Polónia) e fez parte da selecção dos filmes escolhidos para a fase final da competição internacional de curtas-metragens do Festival Internacional de Cinema do Algarve 2007.

A película vencedora da edição de 2007 do Festival Religion Today - que decorreu entre 6 e 20 de Outubro - foi “O sol brilha para todos” ("The sun shines on all equally"), de Abbas Rafei, realizador iraniano. O filme conta a história de duas mulheres de diferentes confissões religiosas que procuram a verdade.

Um outro prémio principal foi concedido à fita “M de Mãe” ("M for mother"), do realizador iraniano Rasoul Mollagholipour. A narrativa oferece uma compreensão aprofundada das consequências da guerra, especialmente aquando do uso intensivo das armas químicas. Famílias de diversas religiões falam sobre o problema das crianças deficientes. A película, candidata ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (2008), sugere que a única maneira de superar essas dificuldades é através da unidade e do amor.

O prémio de melhor documentário foi para "Yoel, Israel & Pashkavils", de Lina Chaplin (Israel). A descoberta das identidades dos participantes desta festa, mesmo que elas nem sempre estejam em harmonia com as restantes, é o primeiro passo para a compreensão mútua, para a abertura ao diálogo e, em última análise, para a obtenção da paz.

 

Veja o «trailer» de Milagros:

rm

© SNPC - Actualizado em 13.11.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Ana Vázquez
Ana Vázquez
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada