Vemos, ouvimos e lemos
Publicações

O Sacramento da Caridade... A dobrar

Os mais atentos ao mercado de livros religiosos em Portugal, terão reparado que existem duas editoras com muito em comum. Falamos da Paulinas e da Paulus. Trata-se de duas casas com um passado comum, mas que a dado momento, por razões que pouco interessam a este artigo, optaram por seguir caminho independentemente uma da outra, pese embora mantivessem as duas a mesma linha editorial.

Esta breve introdução serve apenas para explicar porque razão acabam de surgir no mercado duas edições diferentes de “Sacramentum Caritatis”, a exortação apostólica de Bento XVI.

Quem quiser ler o documento como deve ser, indo mais fundo que os meros «soundbites» que nos garantiam que o Papa nos ia obrigar a aprender novamente latim e cantar ao estilo gregoriano, tem a oportunidade de comprar uma destas duas edições diferentes. Qual? Isso fica ao seu critério, pode escolher com base na apresentação ou no preço (há uma diferença de 10 cêntimos no preço de venda ao público). O texto é praticamente idêntico, apenas variando aqui e ali na pontuação. Uma vez que nem um nem outro aludem ao tradutor, fica a ideia de que terá havido uma tradução oficial, mas que cada editora tenha feito a sua revisão. O tamanho da letra e a qualidade do papel também variam. Embora a edição das Paulinas tenha mais umas 40 páginas, o texto é rigorosamente o mesmo.

É evidente que os adeptos da e-geração dirão que não vale a pena comprar qualquer das edições, pois o texto completo encontra-se disponível na internet. Mas para os que não dispensam a apresentação e a arrumação que apenas um livro permite, ficam aqui as referências para que possam decidir. O mais importante, evidentemente, será mesmo ler.

 

Sacramento da Caridade – Exortação Apostólica pós-Sinodal

Editora: Paulinas

Preço: 4,50

Páginas: 150

 

Sacramentum Caritatis – O Sacramento da Caridade

Editora: Paulus

Preço: € 4,40

Páginas: 111

Filipe d'Avillez

© SNPC

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa da Exortação Apostólica «O Sacramento da Caridade» (Paulinas)
















Capa da Exortação Apostólica «O Sacramento da Caridade» (Paulus)
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada