Vemos, ouvimos e lemos
Pintura e escultura

Obras apresentadas em concurso causam polémica

Um quadro em que Osama bin Laden é retratado como Jesus Cristo e uma estátua da Virgem Maria coberta com uma burca, candidatos a um prémio de arte religiosa estão a causar polémica na Austrália.

A obra "Bearded Orientals: Making the Empire Cross", de Priscilla Bracks, é uma "dupla visão" que ilustra Jesus e Bin Laden.

"A escolha deste tipo de trabalho é uma ofensa gratuita às crenças religiosas de muitos australianos", disse o primeiro-ministro John Howard ao jornal "Daily Telegraph". O líder da oposição, Kevin Rudd, também criticou as obras, assim como o porta-voz do grupo de pressão dos cristãos australianos, Glynis Quinlan: "É realmente lamentável que as pessoas tenham com a fé cristã liberdades que não teriam com outras religiões".

No seu site a artista indica que este trabalho procura explorar as relações entre a cultura popular contemporânea e o futuro que, "para o melhor e para o pior", está a ser criado; não se trata de uma declaração, mas sim de colocar questões."

"Quando se observam estas duas pessoas, Osama bin Laden e Jesus, verificamos que as suas éticas não podiam ser mais diferentes. A única comparação que pode ser feita é histórica: ambos foram perseguidos por dois dos exércitos mais poderosos - o dos Estados Unidos e o de Roma. Jesus está claramente definido pela história, mas eu estou interessada em como é que a história vai tratar a imagem de Osama."

Existe a possibilidade, prossegue a autora, "de os meios de comunicação social, ao conceder uma atenção tão significativa àqueles que cometem crimes e advogam a violência, poderem inadvertidamente elevá-los a um estado em que, em alguns círculos, possam ser identificados como sagrados e santos, sendo reverenciados da mesma forma como nós reverenciamos Jesus."

"As exibições deste trabalho em Brisbane e Melbourne [Austrália]", continuou, "e Saint Tropez [França] deram ao público a oportunidade de pensar nestas questões, e eu ouvi as opiniões das pessoas sobre o que esta obra significa para elas; mas não houve quem tivesse afirmado que o trabalho comparava o valor espiritual das duas personalidades. Eu só posso atribuir as diferenças nas interpretações às opiniões provocadoras publicadas no "Daily Telegraph", que foram repetidas sem qualquer questionamento por outros serviços informativos que divulgaram a notícia."

"Esta obra candidatou-se ao «Blake Prize» porque este prémio procura encorajar o debate sobre a espiritualidade. Os recentes conflitos geopolíticos (...) como a guerra no Iraque ou o conflito continuado entre Israel e a Palestina deram-me motivos para pensar que a espiritualidade está a ser confundida com outros domínios da existência humana. Se lermos cuidadosamente os textos religiosos, concluímos que Deus não está do lado daqueles que preconizam a violência e escolhem a guerra em vez da paz."

A terminar, a artista pede desculpa pelas eventuais reacções negativas que a sua obra poderá causar.

O segundo trabalho polémico é uma escultura de Luke Sullivan, intitulada "The fourth secret of Fatima": o torso e a cabeça da Virgem estão cobertas com uma burca azul, igual à que as mulheres afegãs eram obrigadas a vestir na época do governo Talibã.

rm

© SNPC - Publicado em 06.09.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada