Vemos, ouvimos e lemos
Diálogo religioso e cultural

Papa salienta a importância da identidade católica e do respeito por outras tradições

No discurso proferido aos Bispos do Cambodja e do Laos, que ontem, 6 de Setembro, concluíram uma visita à Santa Sé, Bento XVI afirmou que apesar da maioria da população daqueles países professar o Budismo, a fé cristã não lhe é estranha: “Jesus é a Boa Nova para os homens e mulheres de todos os tempos e lugares na sua busca pelo significado da existência e da verdade da sua própria humanidade”.

O Papa salientou a importância dos católicos respeitarem as tradições e as culturas de outros povos, sem, no entanto, omitir a sua identidade católica: “Esta identidade deve ser expressada, em primeiro lugar, através de uma experiência espiritual autêntica baseada na aceitação da Palavra de Deus e nos Sacramentos na Igreja”.

Um outro aspecto abordado por Bento XVI foi a necessidade da formação dos fiéis, especialmente religiosos e catequistas, cujo “papel na vitalização das comunidades cristãs é de grande importância”: “com uma fé solidamente fundada, eles podem estabelecer um diálogo autêntico com os membros de outras religiões, e assim cooperar no desenvolvimento de ambos os países e na promoção do bem comum”.

A terminar, o Papa lembrou que o compromisso da comunidade cristã em favor dos mais desfavorecidos é também um sinal explícito da autenticidade da sua fé; tratam-se de gestos que, além de serem apreciados pela população, testemunham claramente o amor de Deus por todos os seres humanos sem distinção. “É muito importante que o trabalho caritativo da Igreja mantenha todo o seu esplendor, não se tornando apenas em mais outra forma de assistência social.”

CNA

Publicado em 07.09.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Oração no Templo de Wat Phnom
© Remi Benali / Corbis
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada