Vemos, ouvimos e lemos

Laços de Família

 

Em 2008 vai haver em Jerusalém um encontro de família. Mas esta não é uma família qualquer.

Serão milhares, e vivem em todas as partes do mundo, mas durante uns dias no próximo ano, os descendentes da casa de David encontrar-se-ão na cidade de onde o seu antepassado reinou, há cerca de três mil anos.

O encontro é organizado pela associação “Davidic Dynasty”, sediada em Nova Iorque. O seu site contém listagens de apelidos de famílias judaicas que podem afirmar ascendência real da “Casa Eterna” de David. Os interessados poderão ainda encontrar diversas árvores genealógicas, e até submeter as suas para inclusão.

Uma busca rápida não parece descobrir qualquer referência a portugueses, nem aos apelidos judaicos mais presentes em Portugal, como Levy, Abecassis, Mucznik, Kadosh e Ruah. Contudo não é de excluir que vivam entre nós alguns irmãos judeus de sangue real.

Para os cristãos, mesmo aqueles poucos de nós que não tenham qualquer antepassado judeu, subsiste contudo a curiosidade de estarmos perante os primos mais próximos de Cristo. Curiosidade apenas, está certo. Afinal de contas, foi o próprio que nos disse que os seus parentes são todos aqueles que põem em prática as suas palavras. Mas são precisamente as curiosidades, os detalhes, que dão cor à vida.

A reunião da “Casa Eterna” estava prevista para Maio mas a falta de confirmações levou ao seu adiamento até ao próximo ano. Parece-me, contudo, que esta é uma situação a seguir com algum interesse. A importância de David na memória colectiva judaica não pode nem deve ser subestimada. Que importância terão os seus descendentes aos olhos dos judeus contemporâneos e, especialmente, aos olhos do estado de Israel?

Filipe d'Avillez

© SNPC

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Ícone: Rei David

Arlene Tilghman





























Foto: indicação do túmulo do Rei David
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada