Vemos, ouvimos e lemos
Tradição

Penela, vila presépio

O maior presépio animado do país vai estar no castelo de Penela, vila que promove, até 6 de Janeiro, todo um conjunto de iniciativas à volta do Natal. A autarquia espera a presença de muitos visitantes

Penela pretende afirmar a sua marca enquanto vila presépio, por isso, nesta quadra todas as atenções estão viradas para as várias iniciativas à volta do Natal. Durante um mês (entre 8 de Dezembro e 6 de Janeiro) o castelo acolhe o maior presépio animado do país e, por todas as freguesias há presépios, elaborados pela comunidade, à espera de ser contemplados. Paralelamente há uma pista de gelo instalada na Praça da República e vários espectáculos musicais e teatrais.

O presidente da Câmara Municipal de Penela espera a presença de muitos visitantes de todo o país. As expectativas são grandes, ou não fosse este um evento no qual se tem trabalhado desde há seis meses. «Pretendemos projectar Penela a nível nacional à volta da marca presépio», explica Paulo Júlio.

A grande originalidade da iniciativa reside no presépio animado que vai estar instalado no castelo, numa tenda gigante de 250 metros quadrados que vai acolher cerca de 90 figuras de madeira, todas elas em movimento graças a um mecanismo de fios auxiliado por um motor que “dá vida” às personagens. «Acaba por ser o ex-libris de todo o evento», diz Paulo Júlio, que não deixa de dar o mérito ao autor do projecto, Jaime Roxo, natural de Alcobaça, que cedeu o presépio para exposição em Penela.

A somar a este, há todo um outro conjunto de presépios, uns mais tradicionais, outros mais alternativos, espalhados pelas várias freguesias, elaborados pela comunidade (escolas, paróquias, associações e demais munícipes). «Todos participam fazendo presépios que irão estar em exposição em todas as igrejas do concelho», explica o autarca, adiantando ainda que estas obras serão depois alvo de uma selecção e as seis melhores irão a leilão, juntamente com os seis melhores quadros elaborados pelos estudantes estrangeiros durante o I Festival Internacional de Arte Jovem, durante o jantar “Penela Solidária 2007”, a decorrer no dia 5 de Janeiro, cuja receita reverte para as instituições de solidariedade social do concelho.

Ainda ao nível de presépios, a Companhia Teatral Vivarte vai fazer encenações ao vivo no castelo. As apresentações decorrem nos dias 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de Dezembro, e 5 e 6 de Janeiro, envolvendo 22 actores que protagonizam cortejos (às 10h00) e apresentações teatrais (às 11h30, 14h30 e 16h30).

 

Consulte o programa de "Penela Presépio 07".

Margarida Alvarinhas

in Diário de Coimbra, 04.12.2007

Publicado em 05.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Penela




























Castelo de Penela

























Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada