Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cardeal Seán O'Malley, «um dos protagonistas do catolicismo contemporâneo», recebe "honoris causa"

O novo diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, P. José Tolentino Mendonça, considera que o cardeal Seán O'Malley, que a 15 de junho recebe o doutoramento "honoris causa" pela instituição, é «um dos protagonistas do catolicismo contemporâneo».

«Destaco a solicitude pastoral com que acompanha, desde há muitos anos, as comunidades portuguesas dos Estados Unidos, sobretudo no Estado de Massachusetts, primeiramente na Diocese de Fall River e depois da Arquidiocese de Boston», assinala o também vice-reitor da Universidade Católica.

Em carta dirigida aos estudantes e amigos da Faculdade de Teologia, com data de 7 de junho, o biblista recorda que O'Malley foi criado cardeal pelo papa Bento XVI em 2006 e o papa Francisco «pediu-lhe que presidisse à Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores e chamou-o também a integrar o chamado "G9", o grupo restrito de cardeais que o Papa escolheu para pensarem com ele as reformas da cúria romana e das instituições da Igreja».

«Neste ano de 2018, em que a Faculdade de Teologia celebra com júbilo os 50 anos da sua Fundação, constitui certamente um momento alto esta atribuição honorífica», assinala o diretor, que convida «todos» a participar no evento, «evidenciando com a sua presença o espírito de corpo» de que a escola «tanto precisa».

Ocorrendo duas semanas antes de assinalar o 74.º aniversário, a sessão, marcada para as 17h00 no auditório Cardeal Medeiros, inicia-se com o cortejo académico, seguido do discurso da reitora da Universidade, Isabel Capeloa Gil, e uma intervenção musical.

A cerimónia prossegue com o elogio, proferido pelo P. Armindo Vaz, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia, a imposição do título e das insígnias, a intervenção do laureado, nova atuação musical e, por fim, as palavras de encerramento pelo magno chanceler da Universidade, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Nascido em Lakewood, no estado de Ohio, em 1944, no seio de uma família católica de ascendência irlandesa, Seán Patrick O'Malley fez os primeiros votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1965.

Em 1978 o cardeal de Washington nomeou-o vigário episcopal para a comunidade portuguesa e diretor do Serviço arquidiocesano da Pastoral Social. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 1984. Exerce, primeiramente como bispo coadjutor e depois como residencial, na diocese de São Tomás, nas Virgin Islands, refere a nota de apresentação divulgada pela Universidade Católica.

Entre 1992 e 2002 é responsável pela diocese de Fall River, histórico território da comunidade portuguesa em Massachusetts, «onde deixa uma marca extraordinária de proximidade e serviço. Os portugueses de Fall River recebem-no como o bispo americano que fala a língua deles e ama a sua cultura».

É durante esse tempo que D. Seán O'Malley se torna membro da direção da Associação de Cooperação com a Universidade Católica Portuguesa, veículo que muito contribuiu para o apoio à Universidade Católica, e que teve à sua frente, na parte norte-americana, o cardeal português Humberto Sousa Medeiros, então arcebispo de Boston.

No ano de 2003 Seán O'Malley é nomeado arcebispo metropolita de Boston. Um dos seus livros está traduzido em português, "Anel e sandálias" (Paulinas Editora, 2010).

Em 1985 foi agraciado com a Comenda da Ordem Infante D. Henrique, em reconhecimento pelo trabalho junto da comunidade de luso-americanos, e em 2016 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, por serviços prestados às comunidades portuguesas nos Estados Unidos, nomeadamente em Washington e depois em Fall River, bem como no apoio da arquidiocese de Boston à Universidade Católica Portuguesa.


 

SNPC
Publicado em 08.06.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos