Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Instituto de Bioética da Universidade Católica assinala 90 anos de Walter Osswald

Os 90 anos de Walter Osswald, distinguido em 2016 pela Igreja católica em Portugal com o prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, vão ser assinalados a 20 de setembro pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, de que foi primeiro diretor.

«Médico e figura de relevo no estudo da Medicina e da Bioética em Portugal», Walter Osswald assinou «mais de 500 artigos, vários livros e publicações nas quais perpassam todo o seu saber informado e a sua empenhada dedicação às causas humanistas», destaca a Universidade.

A Católica recorda igualmente que Walter Osswald, nascido a 20 de setembro de 1928, foi agraciado em 2008 com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, pelo seu estatuto de «cientista e universitário defensor dos princípios bioéticos».

No mesmo ano recebeu a Grã Cruz da Ordem de Sant'Iago e Espada, atribuída pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que também contemplou Daniel Serrão e Jorge Biscaia, e homenageou Luís Archer, por terem introduzido a Bioética em Portugal.

«Não é possível que exista conflito entre existência e fé, dado que se trata de realidades que estão em planos diferentes. As ciências naturais fazem-se na investigação objetiva, com uma realidade concreta, enquanto que a fé é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, uma conquista do homem, conquista esta que não se contrapõe à razão, dado que a ultrapassa largamente», declarou o professor jubilado ao reagir à entrega do prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e pela Renascença.

Os jurados «destacaram o contributo fundacional de Walter Osswald para a implantação e difusão da Bioética em Portugal (reconhecido como primeiro detentor da Cátedra UNESCO daquela disciplina), a exemplar conjugação de rigorosa comunicação de conhecimento e de pertinente exigência axiológica (fundada numa antropologia e numa mundividência assumidamente católicas), a primorosa qualidade literária do seu discurso e a generosa militância em movimentos e serviços da Igreja (por vezes com responsabilidades de direção em organismos nacionais e internacionais)», lê-se na ata do júri.

A celebração dos 90 anos decorre às 19h00, no auditório Carvalho Guerra, nas instalações do Porto (Foz) da Universidade Católica.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Universidade Católica Portuguesa
Imagem: Walter Osswald recebe prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes | 4.6.2016 | Fátima
Publicado em 20.09.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos