Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O nosso reflorir

Para os fanáticos da precisão, este ano o início da primavera será a 20 de março, às 21h58, hora de Portugal continental e da Madeira. A hora do equinócio da primavera.

Por tal razão, esse será considerado o instante preciso em que desponta a primavera, Sabemos, todavia, que raramente o seu início em nós coincide com esse momento formal.

Às vezes, o degelo chega inesperadamente ao nosso coração ainda em pleno inverno. Outras vezes, o seu florir vem com um retardo árido e dolente de séculos, com um passo desesperadamente tardio.

O facto é que a primavera não é somente uma estação exterior, nem se reduz a um assunto climático ou botânico, mas possui uma aceção inevitavelmente humana.

A primavera é uma questão tanto de fora como de dentro. Multiplica-se em expressões que se ramificam na paisagem do mundo, mas que modificam da mesma maneira a paisagem interna, inesquecíveis tanto um como o outro, este mais inesquecível do que o outro.

Na verdade, a primavera do mundo interroga-nos sobre algo de mais importante do que o nosso florir. E há uma coisa mais importante do que isso, do que o nosso florir: o nosso reflorir.

Que a notícia circule entre essas feridas que todos nós somos; chegue a quantos tentaram e falharam; resgate aqueles que se perderam nos corredores longos e todos iguais dos seus invernos.


 

P. (D.) José Tolentino Mendonça
In Avvenire
Trad. / adapt.: Rui Jorge Martins
Imagem: Bigstock.com
Publicado em 20.03.2019 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos