Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes 2007

Palavra de D. Manuel Clemente durante o acto de entrega do Prémio a Manoel de Oliveira

Pela terceira vez se atribui o Prémio Padre Manuel Antunes do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Depois de ter contemplado um poeta (Fernando Echevarria) e um cientista (Luís Archer), reconhece agora a vida e a obra de um cineasta, Manoel de Oliveira. E em todos eles sublinha-se a excelência da humanidade que pessoalmente concretizam.

Mas não é apenas nem principalmente por sucessão de tópicos culturais. É por inteiro cabimento e justificação, evidenciando percursos e obras que nos aproximam deveras daquele horizonte último em que poderemos realizar a nossa humanidade comum. Para os crentes, aí nos ligamos em verdade de criaturas, na relação (religião) com o Criador. Para os cristãos, isso mesmo se esclarece na vida de Jesus Cristo, em quem Deus se oferece e o homem se encontra, à luz de um definitivo Natal.

Também à luz duma filmografia. Em recente entrevista, Manoel de Oliveira diz a dado passo: “Penso mais no que está para além da morte…” (Diário de Notícias, 12 de Dezembro de 2007). Mas não é só agora que tal transparece. No conjunto da sua obra, há tais concentrações ou alargamentos de planos que já induzem um alcance assim. E não temeroso, antes apetecendo o definitivo, total, realizador.

Nem com medo da vertigem. Apaixonado juvenil de velocidade, filmou o rio e a sua faina com cenas estonteantes de sugestão e ritmo. Como depois, em história infantil de correria e jogo. Mas, já então, sobressaindo o recorte de cada figura, a densidade de cada personagem. Ressaltava, em suma, a humanidade de cada figurante, ou melhor, cada figura da humanidade transportada.

Foi andando a vida do Autor, em pontuação cinematográfica. Digo andando, não digo correndo. Como quem saboreia e constrói, como quem repara e se detém, se detém cada vez mais, andando sempre…

- E é isto possível, em termos cinematográficos? – Não é o cinema, até por etimologia, movimento, ritmo e imagem apressada? – Não se distingue do teatro, que, classicamente, preferia a concentração cenográfica, a redução imagética de sentimentos e falas?

Pontos recorrentes da controvérsia… Como técnica e criação, o cinema é arte, destacada do teatro. E é cinema o que Manoel de Oliveira nos dá, quer quando corre ou desliza como os seus Douros, quer quando só a fala corre, como nos seus Vieiras. Mas o movimento de Oliveira foi ganhando a sua fonte, ainda mais nos olhares do que nos gestos, ainda mais em cada palavra do que na corrente delas.

Não ficou menos “cinematográfico”, porque usa meios que o teatro não consegue nem pretenderá. Ficou certamente mais humano, porque respeita e sonda a profundidade e o mistério de cada personagem, de cada um de nós, de nós todos.

O que é reconhecido. Na citada entrevista de há dias, Manoel de Oliveira manifesta surpresa: “Como é que uma nova geração [de realizadores] que aparenta ser laica escolhe O Acto de Primavera, que é tão religioso?”. Poderíamos responder: escolhe quando se escolhe a ela mesma, a “nova geração”, como nos escolhemos todos afinal, quando nos apegamos a rostos e a personagens concretos, que, sendo tão naturais e espontâneos, nos revelam no que temos de inultrapassável e, aliás, comum.

E, acrescentado algo mais, naquele Acto de Primavera, também escolhe o que o próprio Deus escolheu, para se encontrar definitivamente connosco. Permita-me que lhe diga, Manoel de Oliveira: dessa Primavera não o tirará nenhum Outono, nem a si nem à sua obra.

Todos os que tivemos a dita de ser alunos do Padre Manuel Antunes, figura cimeira da cultura portuguesa no século XX e, por isso mesmo, inspirador deste prémio, lhe ouvimos a reprovação dos que se ficavam no como sem saber o porquê. Sem zanga, que não tinha, achava-os “praticotes”…

Bem pelo contrário, contentíssimo estará o grande mestre, no hoje eterno em que vive, por ver o seu nome e seu prémio ligados a Manoel de Oliveira, em quem toda a prática é teoria, obra fundamentada e expressão preenchida. Em quem os rostos e as falas, sendo únicos e recortados, valem por si e além de si mesmos, num além em que cabemos todos.

Manoel de Oliveira, honra-nos a nós, os promotores do Prémio Padre Manuel Antunes, ao aceitá-lo assim. Levará consigo uma “Árvore da Vida”, obra do escultor Alberto Carneiro, que passará a ilustrar cada atribuição. Agraciando Manoel de Oliveira, agradecemos também a Alberto Carneiro, que soube moldar excelentemente a ideia que temos, duma vida manifestada em sucessivos frutos de inteligência e coração. Da agricultura à cultura, se quisermos, respeitando o étimo e a respectiva semântica, da natureza à humanidade.

Muito obrigado a todos. Como obrigados ficamos à vida, à obra e à pessoa de Manoel de Oliveira.

Porto, 21 de Dezembro de 2007

D. Manuel Clemente
Bispo do Porto e Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais

 

Artigos relacionados:

Palavras de Manoel de Oliveira ao receber o Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes

Acto de entrega - Leia a notícia e veja as fotografias

Entrevista a D. Manuel Clemente

Entrevista a D. Carlos Azevedo

Entrevista a Pedro Leal, Chefe de Redacção da Rádio Renascença

Entrega do Prémio: notícia no «site» da Rádio Renascença (22.12.2007)

Entrega do Prémio: notícia no «site» da RTP (21.12.2007)

A surpresa de Manoel de Oliveira pela atribuição do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes

Manoel de Oliveira faz 99 anos a pensar nos filmes que ainda quer fazer

Comunicado de Imprensa referente à atribuição do Prémio Padre Manuel Antunes 2007

Historial do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes: premiados de 2005 e 2006

 

© SNPC - Publicado em 22.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

D. Manuel Clemente entrega o Prémio a Manoel de Oliveira
Manoel de Oliveira recebe o Prémio
das mãos de D. Manuel Clemente
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada