Vemos, ouvimos e lemos
Leitura

Nossa Senhora da Anunciada - Devoção e História no Povo de Setúbal

No próximo dia 24 de Junho será apresentada a obra «Nossa Senhora da Anunciada - Devoção e História no Povo de Setúbal», da autoria do P. Carlos Russo.

Fruto de uma acurada investigação, este livro, da Editora Paulinas, procura lançar luz sobre o espaço remodelado da actual Cúria diocesana de Setúbal, cujas obras de restauro foram conduzidas pelo autor da edição que agora se publica.

Naquele espaço foi edificada a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora da Anunciada, no século XIII, como conta a lenda: «Corria o ano de 1235, uma mulher que vivia em humilde tugúrio, próximo do local onde posteriormente se ergueu o templo, procurava na praia madeiros para acender o lume. Um deles, verificou, saltava repetidamente, fugindo à voracidade das chamas. Tratava-se de uma imagem de Nossa Senhora com a terça parte de um palmo e que hoje se conserva em precioso relicário mandado fazer pelo rei D. Manuel I».

Do programa da apresentação, que se inicia às 14h45, destacamos as intervenções do autor do livro e de D. Gilberto Reis. Seguir-se-á a Oração de Vésperas, a bênção do edifício, a inauguração de uma exposição de arqueologia e, por fim, a visita ao imóvel.

P. Carlos Russo | rm

23.06.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do livro
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada