
A maior procissão de Portalegre
Mais uma vez, o Senhor dos Passos saiu às ruas de Portalegre na tarde de Domingo. A acompanhar o santo, além de S. João e Nossa Senhora das Dores, centenas de fiéis participaram nesta grande manifestação de fé até ao Calvário.
Considerada como a maior a maior celebração religiosa realizada na cidade de Portalegre, a procissão do Senhor dos Passos reuniu este ano um número bastante elevado de pessoas que, da Sé em direcção ao Calvário, entoaram cânticos e orações. Depois da passagem pela Rua 19 de Junho onde, como já é tradição, estavam estendidas colchas de várias cores, a procissão partiu em direcção ao Passo de Santo Agostinho, subiu depois a Rua do Castelo e desceu a Rua dos Besteiros, em direcção à Rua do Comércio.

Na Rua do Comércio, o Senhor dos Passos parou em frente à casa do Doutor Ascensão encaminhando-se depois para o Rossio, onde muitas pessoas aguardavam a chegada da procissão para depois se juntarem a ela em direcção ao Calvário. No sermão, o Padre Pedro lembrou que esta caminhada até ao Calvário "é claramente um momento que marca a nossa tradição cristã e que com facilidade nos convoca e reúne". O pároco frisou ainda que "se para tantas coisas a igreja está vazia, para o Senhor dos Passos sentimos que não é preciso fazer grande propaganda, porque naturalmente as pessoas sentem-se convocadas para dizer estou presente e quero participar nesta caminhada e, com facilidade e sem grandes discursos, nos deixamos tocar pelos sinais que marcam esta manifestação de fé".

O Padre Pedro salientou que antigamente a procissão "era de outra forma e tinha outro peso" e que hoje em dia "já não tem o mesmo brilho e solenidade". Contudo, fez questão de sublinhar que "hoje os tempos são diferentes e também a nossa maneira de viver são próprios do tempo em que vivemos". Nesse sentido, "não fiquemos simplesmente a contemplar e a deixar que a imagem passe pontualmente neste dia, mas que nos desperte, de alguma forma, para que a nossa resposta, a este Jesus que procuramos, seja mais envolvente na nossa vida", apelou.
Catarina Lopes
in Fonte Nova
05.03.2008
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir
![]()
