Vemos, ouvimos e lemos
Senhor dos Passos

A maior procissão de Portalegre

Mais uma vez, o Senhor dos Passos saiu às ruas de Portalegre na tarde de Domingo. A acompanhar o santo, além de S. João e Nossa Senhora das Dores, centenas de fiéis participaram nesta grande manifestação de fé até ao Calvário.

Considerada como a maior a maior celebração religiosa realizada na cidade de Portalegre, a procissão do Senhor dos Passos reuniu este ano um número bastante elevado de pessoas que, da Sé em direcção ao Calvário, entoaram cânticos e orações. Depois da passagem pela Rua 19 de Junho onde, como já é tradição, estavam estendidas colchas de várias cores, a procissão partiu em direcção ao Passo de Santo Agostinho, subiu depois a Rua do Castelo e desceu a Rua dos Besteiros, em direcção à Rua do Comércio.

Procissão dos Passos

Na Rua do Comércio, o Senhor dos Passos parou em frente à casa do Doutor Ascensão encaminhando-se depois para o Rossio, onde muitas pessoas aguardavam a chegada da procissão para depois se juntarem a ela em direcção ao Calvário. No sermão, o Padre Pedro lembrou que esta caminhada até ao Calvário "é claramente um momento que marca a nossa tradição cristã e que com facilidade nos convoca e reúne". O pároco frisou ainda que "se para tantas coisas a igreja está vazia, para o Senhor dos Passos sentimos que não é preciso fazer grande propaganda, porque naturalmente as pessoas sentem-se convocadas para dizer estou presente e quero participar nesta caminhada e, com facilidade e sem grandes discursos, nos deixamos tocar pelos sinais que marcam esta manifestação de fé".

Procissão dos Passos

O Padre Pedro salientou que antigamente a procissão "era de outra forma e tinha outro peso" e que hoje em dia "já não tem o mesmo brilho e solenidade". Contudo, fez questão de sublinhar que "hoje os tempos são diferentes e também a nossa maneira de viver são próprios do tempo em que vivemos". Nesse sentido, "não fiquemos simplesmente a contemplar e a deixar que a imagem passe pontualmente neste dia, mas que nos desperte, de alguma forma, para que a nossa resposta, a este Jesus que procuramos, seja mais envolvente na nossa vida", apelou.

Catarina Lopes

in Fonte Nova

05.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Procissão dos Passos
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada