Vemos, ouvimos e lemos
Assunção de Nossa Senhora

A estrela mais luminosa

Nestas noites de Verão no hemisfério setentrional, talvez também nós fiquemos a olhar para o céu, para contemplar o fenómeno das estrelas cadentes e, talvez, exprimir um desejo!

A liturgia do dia de hoje convida-nos a elevar o olhar para o firmamento, não tanto para nos deixarmos conquistar pela fantasia, como sobretudo para procurarmos descobrir a luz do sol e das estrelas, ou seja, do infinito e do mistério.

Contemplamos Maria elevada ao céu, que segue o caminho da Ressurreição de Cristo e precede todos aqueles que serão admitidos à intimidade eterna com Deus.

Ela precede todos nós que, se honrarmos o nosso nome cristão, participaremos na mesma glória.

Não obstante vivermos nesta terra, com inúmeras dúvidas, problemas e dificuldades, somos convidados a olhar para o alto, para além das realidades. «Conserva o teu olhar fixo nas realidades celestiais, e não tenhas em consideração as humanas” (Cícero).

Temos a impressão de ouvir São Paulo, que nos convida a pensar quando o nosso “corpo corruptível for revestido de incorruptibilidade e este ser mortal for revestido de imortalidade” (1 Cor 15, 54).

Simone Weil escrevia: “Platão dizia que a vista só é preciosa porque nos faz conhecer as estrelas, os planetas, a lua e o sol. Para mim, não existe alegria maior que contemplar o céu numa noite límpida... tem-se a impressão que as estrelas entram na alma”.

Eis: deveríamos permitir que a estrela mais resplandecente que todas as outras, Maria, entre na nossa alma, e nos inspire para que também desejemos ser como Ela.

Para que, como Ela, nos comprometamos a ouvir a Palavra de Deus e a pô-la em prática (cf. Lc 11, 28).

A fim de que, como Ela, admirados com as grandes obras que Deus realiza na nossa vida, elevemos o nosso hino de louvor e de acção de graças (cf. Lc 1, 46).

Contemplemos o céu; admiremos Maria; e peçamos-lhe que nos oriente a ir para além das realidades deste mundo, rumo ao mistério, ao sentido último da vida e do ser.

P. Leonardo Sapienza, R.C.I.

in L'Osservatore Romano (Edição em Português), 26.07.2008

15.08.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
Assunção de Nossa Senhora (det.)
El Greco
Art Institute, Chicago
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada