Vemos, ouvimos e lemos
Tradição

Arcos da Páscoa

São dezoito os Arcos de Páscoa que, este ano, ornamentam alguns dos locais da freguesia da Póvoa de Lanhoso, numa iniciativa que envolveu os habitantes dos vários lugares e algumas instituições da sede do concelho.

Com o objectivo de reanimar tradições esquecidas com o passar do tempo, a Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso lançou, há seis anos atrás, o desafio às populações para a construção de Arcos de Páscoa, e desde então a iniciativa mobiliza jovens e adultos.

Durante cerca de quinze dias, e nos tempos livres, os habitantes dos vários lugares da freguesia da Póvoa de Lanhoso reuniram-se para trabalhar na construção do Arco de Páscoa.

Madeira, arame, pregos, ferro, cola, papel e festão, são alguns dos ingredientes necessários para a construção do Arco, aos quais se alia o trabalho e a dedicação dos moradores.

Há anos atrás, eram as flores e o papel os elementos utilizados para ornamentar os Arcos de Páscoa. Com o passar dos anos o papel foi substituído e o “festão”, um plástico já trabalhado, é agora o mais utilizado devido à sua resistência a condições atmosféricas adversas.

Dos 18 arcos, apenas três são ornamentados em papel. Um deles situa-se no lugar de S. Pedro, onde o coração, símbolo do amor, e as chaves, como símbolo do referido lugar, se destacam, numa mistura de tons, onde sobressai o vermelho, o amarelo, o branco e o azul. Oito resmas de papel, cola, ferro, madeira e muitos pregos foram os materiais utilizados.

A par da construção do Arco de Páscoa, que fica instalado junto a cada lugar, os habitantes constroem uma miniatura de cada arco, que desfilaram no Domingo de Páscoa, na cerimónia da recolha das Cruzes.

Lurdes Marques

in Correio do Minho

25.03.2008

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Arco da Páscoa
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada