Vemos, ouvimos e lemos
Respostas do Papa aos Bispos dos EUA

Bento XVI e o silencioso afastamento da prática da fé por parte dos católicos

Durante a viagem apostólica aos Estados Unidos (de 15 a 21 de Abril), Bento XVI respondeu a três perguntas formuladas pelos Bispos daquele país. Neste artigo transcrevemos a resposta do Papa à interrogação sobre um certo processo silencioso mediante o qual os católicos abandonam a prática da fé, por vezes através de uma decisão explícita, mas com maior frequência afastando-se passiva e gradualmente da participação na Missa e da identificação com a Igreja.

“Certamente, uma boa parte de tudo isto depende da progressiva redução de uma cultura religiosa, às vezes comparada de modo pejorativo com um “gueto”, que poderia reforçar a participação e a identificação com a Igreja. (...) Um dos grandes desafios para a Igreja neste país é o de cultivar uma identidade católica fundamentada não apenas em elementos exteriores, mas principalmente num modo de pensar e de agir enraizado no Evangelho e enriquecido com a tradição viva da Igreja.

Este tema implica claramente factores como o individualismo religioso e o escândalo. Mas vamos ao cerne da questão: a fé não pode sobreviver se não for alimentada, se não é ‘activa na prática do amor’ (GI 5,6). As pessoas têm hoje dificuldades em encontrar Deus nas nossas igrejas? A nossa pregação perdeu, porventura, o sal que lhe é próprio? Não será que tudo isto se deve ao facto de muitos terem esquecido, ou nunca terem aprendido, como rezar na e com a Igreja?

Não falo aqui de pessoas que deixam a Igreja em busca de ‘experiências’ religiosas subjectivas; este é um tema pastoral que deve ser enfrentado nos seus próprios termos. Penso que estamos a falar de pessoas que se desviaram do caminho, sem ter conscientemente rejeitado a fé em Cristo, mas que, por um motivo qualquer, não receberam a força vital da liturgia, dos sacramentos e da pregação. E no entanto a fé cristã, como sabemos, é essencialmente eclesial, e sem um vínculo vivo com a comunidade, nunca alcançará a sua maturidade. Para voltar à questão que acaba de ser debatida: o resultado pode ser uma silenciosa apostasia.

Por isso, permiti-me fazer duas breves observações sobre o problema do ‘processo de abandono’, que, espero, estimulem ulteriores reflexões.

Em primeiro lugar, como sabeis, torna-se cada vez mais difícil nas sociedades ocidentais falar de maneira sensata de ‘salvação’. E no entanto a salvação – a libertação da realidade do mal e o dom de uma vida nova e livre em Cristo – está no coração do Evangelho. Como eu já disse, temos que redescobrir modos novos e atractivos de proclamar esta mensagem e de despertar uma sede dessa plenitude que somente Cristo pode dar. É na liturgia da Igreja, e sobretudo no sacramento da Eucaristia, que estas realidades se manifestam do modo mais poderoso e se vivem na existência dos crentes; talvez tenhamos ainda muito a fazer, para realizar a visão do Concílio a respeito da liturgia, como exercício do sacerdócio comum e como impulso para um apostolado frutuoso no mundo.

Em segundo lugar, devemos reconhecer com preocupação o quase completo eclipse de um sentido escatológico em muitas das nossas sociedades tradicionalmente cristãs. Como sabeis, formulei esta problemática na Encíclica ‘Spe Salvi’. É suficiente dizer que fé e esperança não são limitadas a este mundo: como virtudes teologais, elas unem-nos ao Senhor e levam-nos ao cumprimento não apenas do nosso destino, mas também do destino de toda a criação. A fé e a esperança são a inspiração e a base dos nossos esforços em vista de nos prepararmos para a vinda do Reino de Deus. No Cristianismo não pode haver lugar para uma religião meramente privada: Cristo é o Salvador do mundo e, como membros do seu Corpo e participantes dos seus «munera» profético, sacerdotal e real, não podemos separar o nosso amor por Ele do compromisso pela edificação da Igreja e pela ampliação do Reino. Na medida em que a religião se torna uma questão puramente particular, ela perde a sua própria alma.

Permitam-me concluir, afirmando o óbvio. Os campos estão já hoje prontos para a colheita (cf. Jo 4,35); Deus continua a fazer crescer a messe (cf. 1 Cor 3,6). Podemos e devemos crer, juntamente com o saudoso Papa João Paulo II, que Deus está a preparar uma nova Primavera para a cristandade (cf. Redemptoris missio, 86).”  (...)

in Lumen, Maio/Junho 2008

25.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Bento XVI em Washington
Foto: Osservatore Romano














































Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada