Vemos, ouvimos e lemos
Visita aos Estados Unidos

Bento XVI pede conversão e reconciliação diante da crise da cultura

Na homilia da Missa celebrada no estádio dos Nationals, perante 50 mil pessoas, o Papa Bento XVI pediu a todos os que formam a Igreja nos Estados Unidos para que dêem frutos de conversão e reconciliação para poder encarar a crise actual da cultura.

Após lembrar os 200 anos da diocese de Baltimore, a primeira dos Estados Unidos, o Santo Padre destacou que "a Igreja é chamada em todo o tempo e lugar a crescer na unidade mediante uma constante conversão a Cristo, cuja obra redentora é proclamada pelos sucessores dos Apóstolos e celebrada nos sacramentos".

"O mundo precisa do testemunho. Quem pode negar que o momento actual é decisivo não somente para a Igreja na América, senão também para a sociedade no seu conjunto? É um tempo cheio de grandes promessas, pois vemos como a família humana se reúne de diversos modos, tornando-se cada vez mais interdependente", disse o Papa.

Aguardando pelo Papa

Depois de denunciar que perante esta urgência, "percebemos sinais evidentes de uma quebra preocupante dos fundamentos da sociedade: sinais de alienação, ira e contraposição em muitos contemporâneos nossos; aumento da violência, enfraquecimento do sentido moral, vulgaridade nos relacionamentos sociais e maior esquecimento de Deus", o Papa explicou que a Igreja "vê sinais de grandes promessas nas suas numerosas paróquias sólidas e nos movimentos cheios de vida, no entusiasmo pela fé demonstrada por muitos jovens, no número dos que a cada ano abraçam a fé católica e num interesse cada vez maior pela oração e pela catequese".

Camisola Bento XVI

"Mas ao mesmo tempo, percebe frequentemente com dor que existem divisões e contrastes no seu seio, descobrindo também o facto desconcertante de que tantos baptizados, em lugar de actuar como fermento espiritual no mundo, se inclinam a adoptar atitudes contrárias à verdade do Evangelho", precisou.

Pedindo bilhetes para ver o Papa

Após afirmar que a "fidelidade e o valor com que a Igreja neste país conseguirá encarar os desafios de uma cultura cada vez mais secularizada e materialista dependerá em grande parte de vossa fidelidade pessoal ao transmitir o tesouro da nossa fé católica", Bento XVI destacou que "os jovens precisam ser ajudados para discernir a via que conduz até a verdadeira liberdade: a via de uma sincera e generosa imitação de Cristo, a via da entrega à justiça e a paz".

Bento XVI e o Presidente Bush

ACI | m&c (Fotos)

18.04.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Bento XVI nos EUA
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada