Vemos, ouvimos e lemos
Imagem

A Bíblia vista do espaço

As cenas narradas na Bíblia têm sido motivo de inspiração para centenas de artistas, através da pintura, escultura, fotografia, cinema, literatura, etc. Mas nunca como agora.

A partir do “Google Earth”, programa informático que, em relação com a internet, fornece fotografias da Terra obtidas por satélite, o colectivo australiano “The Glue Society” apresentou imagens manipuladas de quatro episódios bíblicos.

O projecto foi apresentado na Feira de Arte de Miami, que decorreu em Dezembro de 2007. As cenas recriadas correspondem às narrativas de Adão e Eva no Jardim do Éden, Arca de Noé nos montes de Ararat, Travessia do Mar Vermelho e Crucificação, única passagem do Novo Testamento.

O projecto tem sido considerado o olhar de Deus sobre aquelas narrativas, como se a perspectiva divina em relação aos acontecimetos fosse semelhante a um sobrevoo.

A ideia de transformação das imagens a partir daquela ferramenta gratuita será desenvolvida durante este ano com base em narrativas mitológicas e acontecimentos históricos de grande relevância.

 

Adão e Eva no Jardim do Éden

Arca de Noé nos montes de Ararat

Travessia do Mar Vermelho

Crucificação

rm

© SNPC - 25.02.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagens em exposição
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada