Vemos, ouvimos e lemos
Cultura e Património

Casa Museu Padre Belo mostra milhares de peças que retratam a infância e adolescência de Jesus

A Casa Museu Padre Belo, em Crato (Portalegre), possui no seu acervo mais de 900 esculturas alusivas à infância e adolescência de Jesus e milhares de pinturas, presépios e peças em cerâmica representativas de Cristo.

“As representações de Cristo na sua infância são as principais marcas e a mensagem que queremos transmitir aos visitantes deste museu”, explicou à agência Lusa Mariano Cabaço, director do núcleo museológico, que abriu portas em Novembro de 2003.

A colecção pertencente ao padre Francisco Belo, amante de arte sacra, historiador e também ex-presidente da Câmara Municipal do Crato, já recebeu a visita de cerca de 10 mil pessoas.

O espólio do sacerdote e a casa onde se situa o museu foram cedidos, pelo coleccionador, à Santa Casa da Misericórdia local.

“A colecção tem um grande valor devocional e a maior lição que tiramos da visita a este espaço é a junção, a simbiose, entre o divino e o humano”, revelou Mariano Cabaço.

A cada canto do museu, sedeado nas terras da Ordem de Malta, contou o director, o visitante pode visualizar a vida de Jesus Cristo e observar as suas configurações como “adolescente, sacerdote e marinheiro”.

A maioria das peças patentes ao público e espalhadas pelas 11 divisórias do museu, salientou Mariano Cabaço, mereceu dos seus autores uma enorme “devoção”. Por isso, aquele espaço, que acolhe objectos de arte dos mais variados séculos, disse, é um lugar onde se pode “rezar” e “adorar” o sagrado.

“Não é por acaso que, no circuito da visita, sala após sala, existe uma sequência lógica do Cristo menino, adolescente e adulto, até à data em que é morto” observou.

Peça exposta no Museu

A colecção de crucifixos é outro dos expoentes máximos deste museu, que mostra ainda os seus visitantes, na fase final do percurso, uma peça de escultura que representa a importância da ressurreição de Jesus Cristo.

A Casa Museu Padre Belo (R. do Convento, 13, Crato) é considerado, pelo seu director, um dos espaços de “maior interesse” da cidade alentejana e um local de “excelência” para celebrar o Natal.

Lusa

Publicado em 26.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Uma das peças do Museu
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada