Vemos, ouvimos e lemos
Evangelização e secularismo

Conselho Pontifício da Cultura reúne em África

Os membros africanos do Conselho Pontifício da Cultura, assim como os bispos que são responsáveis pelo cuidado pastoral das culturas, encontrar-se-ão em Bangamoyo, Tanzânia, de 23 a 26 de Julho, para reflectir sobre a evangelização e o impacto da secularização em África.

A reunião, presidida pelo Arcebispo D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, centrar-se-á nas “Perspectivas Pastorais para a Nova Evangelização no Contexto da Globalização e os seus Efeitos nas Culturas Africanas”. O encontro integra diversas iniciativas destinadas a promover a aproximação pastoral à cultura em diferentes partes do mundo. A assembleia procurará promover a inculturação da fé e um novo humanismo cristão, que permitam aos povos de África serem plenamente africanos e plenamente cristãos.

Bagamoyo foi um dos maiores entrepostos de comércio de escravos que, provindo da África Central e Oriental, eram enviados para os mercados de Zanzibar. Em 1868 foi aberta uma Missão para os que escapavam dos negociantes de escravos e para todos os que eram resgatados pelos missionários a troco de pagamento, .

Ao escolher o tema, os organizadores não ignoraram o facto de a secularização envolver uma nova forma de escravatura, não menos opressora e prejudicial para a dignidade da pessoa humana.

O comunicado de imprensa que anuncia a iniciativa refere que a Igreja está consciente da fundamental dimensão cultural do desenvolvimento sustentado, indispensável para o futuro do continente africano; por isso será dada uma atenção particular aos valores culturais presentes no continente que estão ao serviço da pessoa.

O último encontro similar decorreu em Joanesburgo, África do Sul, no ano de 2004.

in CNA | Religious Intelligence

Trad.: rm

© SNPC (trad.) | 23.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
Ícone etíope






















Imagem
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada