Vemos, ouvimos e lemos
Diocese de Viseu

Exposição de arte sacra: Da palavra à imagem

Oito dezenas de obras de arte, muitas das quais nunca mostradas ao público, nas quais a palavra bíblica se associa à imagem, estão expostas desde 1 de Março no Seminário Maior de Viseu.

"Da palavra à Imagem" é o nome da exposição, organizada pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, que ficará patente até ao final de Setembro.

Segundo a coordenadora do Departamento dos Bens Culturais, Maria de Fátima Eusébio, esta exposição dá início a "um novo ciclo da diocese no que concerne à conservação e valorização do seu património artístico, tornando-o acessível à comunidade em geral".

As obras de arte expostas, de diferentes períodos e tipologias artísticas, pertencem maioritariamente às colecções do Seminário Maior de Viseu, do Seminário de S. José de Fornos de Algodres (recentemente encerrado) e do Paço Episcopal, "muitas das quais desconhecidas e nunca até hoje expostas".

Há ainda outras, como as quatro pinturas da Escola de Grão Vasco, pertencentes ao acervo do Paço Episcopal, que apenas tinham sido mostradas em Viseu em 1944, durante uma exposição diocesana de arte sacra, tendo, no entanto, integrado grandes exposições, como a dedicada a Grão Vasco realizada em Lisboa, em 1992, ou a de Salamanca Capital da Cultura, em 2002.

É intenção da Diocese de Viseu realizar iniciativas que promovam o "conhecimento, conservação, valorização e dinamização" do seu património cultural, tendo, para isso, criado recentemente o Departamento dos Bens Culturais.

"A valorização do património artístico diocesano pressupõe o desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a sua fruição cultural por parte de toda a comunidade, mas também que potenciem a compreensão do significado eclesial dos vários objectos", refere uma nota do departamento.

Na exposição, "a articulação entre a palavra bíblica e a imagem constitui o fio condutor dos cinco núcleos expositivos": Palavra Geradora, Palavra Anunciada e Cumprida, Palavra Testemunhada, Palavra Celebrada e Luz da Palavra.

A identificação dos cinco núcleos expositivos "orienta e integra o visitante no significado de cada uma das peças, facilitando a compreensão da narrativa e da forma como as artes plásticas se assumem como reveladoras e comunicadoras da Palavra de Deus".

A diocese de Viseu pretende que esta exposição sirva para dinamizar o edifício do seminário, "também ele uma obra de arte, particularmente a portaria, o claustro, as escadas suspensas e a igreja, que constituem espaços de referência da arquitectura barroca de Viseu", assim abertos aos visitantes.

A exposição pode ser visitada de 2.ª a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00.

Lusa / SNPC

03.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cartaz da exposição
































Seminário Maior de Viseu
Seminário Maior de Viseu
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada