Vemos, ouvimos e lemos
Multimédia

O anúncio do Evangelho através do vídeo na Internet

No princípio era o YouTube. Depois veio o GodTube. E agora chegou o CatholicTube. Um número considerável de pessoas já percebeu como esta nova tecnologia pode servir para chegar aos católicos mais jovens.

Se Santo Agostinho fosse vivo, “ele teria feito as ‘Confissões’ para o vídeo e a seguir haveria de o transmitir pela Internet”, referiu Travis Boudreaux, fundador do CatholicTube.

Depois de uma inspecção diária aos «sites» mais importantes, e a outros, católicos, de menor dimensão, como o LoveToBeCatholic.com ou o SQPN.com, Boudreaux selecciona e insere no seu blogue aqueles que na sua opinião são os melhores vídeos.

“Vai haver sempre espaço para o áudio e para a palavra escrita, mas o vídeo oferece uma dinâmica que não é encontrada em mais nenhum lado”. “Imagine-se – continuou Boudreaux – que se podiam ver as emoções de Santo Agostinho. Há tanta coisa que se perde sem as inflexões da voz e os gestos das mãos."

O YouTube foi criado em 2005, tendo sido comprado pelo Google em Outubro de 2006. De acordo com as estatisticas mais recentes, é o terceiro «site» mais frequentado da Internet. Os utilizadores podem transferir, ver, ouvir e partilhar vídeos produzidos por eles próprios ou originários da televisão - opção que tem sido a preferida. Até hoje foram inseridos mais de 65 milhões de ficheiros.

Apesar de não serem permitidos conteúdos pornográficos, o YouTube delega na comunidade de internautas a identificação desses vídeos, o que significa que é possível que eles fiquem «online» algum tempo antes de serem excluídos.

Uma procura rápida usando a palavra “Christian” (cristão) assinalou mais de 329 mil resultados, enquanto que o termo “Catholic” (católico) reuniu mais de 21 mil.

Muitos bispos já utilizam o «site» enquando fornecedores de conteúdos. As reflexões mensais da “Lectio Divina” do Arcebispo de Toronto, por exemplo, são vistas por milhares de utilizadores, que podem facilmente partilhá-las ou inseri-las nos seus blogues ou «sites» pessoais.

No entanto, perto de metade dos vídeos que podem ser encontrados a partir da busca efectuada com as palavras acima mencionadas retrata a fé e a Igreja Católica de maneira negativa. Mesmo o GodTube, cujo crescimento foi espectacular, contando hoje com mais de 48 mil vídeos e dez milhões de visitantes, não tem sido imune a acusações de anti-catolicismo, nomeadamente no que diz respeito aos ensinamentos da Igreja relacionados com o ministério ordenado, os sacramentos e o papado, entre outros; isto apesar dos esforços dos responsáveis para eliminar esse género de conteúdos.

No final de Outubro de 2007, Thomas Hall criou a LoveToBeCatholic.com, uma plataforma para a postagem de vídeos. O que distingue este «site» dos demais é que o seu fundador trabalha para que apenas sejam inseridos ficheiros especificamente católicos.

No primeiro mês atingiu três mil visitantes por dia, o que obrigou a duas mudanças de servidores devido ao esgotamento da largura de banda inicialmente disponível. “Mas é um problema agradável”, refere Hall.

Os vídeos incluem homilias, «sketches» humorísticos, celebrações e acontecimentos eclesiais.

Deixamo-vos com alguns dos vídeos em destaque ontem à noite nos «sites» Love to be Catholic, SQPN e Catholic-Tube.

 

Love to be Catholic
Nicean Blues

 


SQPN.com
O "iPhone", novo telemóvel da Apple, adaptado às necessidades dos crentes

 

Catholic Tube
Parte IV do sermão do Dr. Mark Miravalle sobre Nossa Senhora das Nações na "Paróquia das Nações Unidas", em Manhattan, Nova Iorque; 8 de Dezembro de 2007, Solenidade da Imaculada Conceição

CNS / rm

© SNPC - Publicado em 30.01.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Catholic Tube






















Love to be Catholic
















SQPN

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada