Vemos, ouvimos e lemos
Exposição

Novo Centro Interpretativo da Ermida de Guadalupe inaugura exposição sobre "Os Mitos da Virgem Negra"

Foi inaugurado a 30 de Abril o Centro Interpretativo da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira, Vila do Bispo, com a abertura da Exposição “Os Mitos da Virgem Negra”.

Trata-se do mais recente espaço museológico da região algarvia, que abre precisamente no seu mais importante monumento totalmente gótico, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, situada na Raposeira.

Este espaço está inserido num conjunto de intervenções que foram realizadas no local pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), que passaram pela compra dos terrenos circundantes, da casal rural junto ao monumento, aperfeiçoamento e criação de arruamentos e acessibilidades, iluminação de exteriores, criação de sinalética, loja de recordações, recuperação total da Ermida e concepção e montagem da exposição permanente «Os Mitos da Virgem Negra».

Apesar da abertura ao público do Centro Interpretativo criado na antiga casa rural, as obras de restauro da secular ermida continuam.

Foto
Ermida e Centro Interpretativo

As Virgens Negras constituem uma das mais singulares expressões do movimento gótico europeu. As numerosas imagens medievais da Virgem, com tez escura, resultam de um complexo fenómeno de sincretismo religioso entre antigos cultos pagãos e o cristianismo popular. A cor negra da tez estará conotada com rituais de fertilidade. Porém, associado às imagens, existe um conjunto de mitos de grande diversidade que as relaciona com os cavaleiros Templários, Gnósticos, Rosacruzes, o culto a Maria Madalena, etc.

Exposição

A Virgem de Guadalupe é uma imagem, de tez negra, com uma cronologia do século XII. A lenda associada à imagem relata que a mesma pertenceu a S. Lucas e foi levada para Sevilha por S. Isidoro. Com a invasão muçulmana, em 711, a imagem foi enterrada nas proximidades de Cáceres e descoberta por um pastor em 1326. Associado a este mito de origem, existem narrações de assombrosos milagres.

Exposição

O culto a Guadalupe terá sido introduzido em Portugal em 1340, após a batalha do Salado. Não obstante, existem histórias que relacionam a ermida de Guadalupe, na Raposeira, com a famosa lenda sobre um grupo de cavaleiros Templários que teria fugido de França quando da extinção da ordem em 1307. A exposição relata os mitos da Virgem Negra, as lendas de Guadalupe, as eventuais relações com cultos e mitologia pagã e as recentes conotações com os cultos “druidas” e naturalistas actuais.

Exposição

É a primeira vez que se apresenta uma exposição permanente sobre este tema, cuja amplitude actual extravasa a Europa.

Exposição

Prevê-se que a Ermida esteja restaurada até ao Verão para assim poder ser visitada sem restrições, conjuntamente com a exposição. A visita terá um custo de dois euros por pessoa.

Direcção Regional de Cultura do Algarve | Barlavento

Fotos da exposição: Armindo Vicente (Barlavento)

12.05.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada