Vemos, ouvimos e lemos
Exposição

Simbologia cristã: O Cristograma

O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real inaugurou a 17 de Julho a exposição "Simbologia cristã - o Cristograma".

O Cristograma, também chamado de Lábaro (labarum), é um monograma de Jesus Cristo, do qual existem diversas formas. É formado a partir das letras gregas Chi (x) e Ró (p), iniciais da palavra Cristo em grego.

O imperador Romano Constantino I, no poder entre 306 e 337 d.C., usou este símbolo como novo padrão militar para ser exibido juntamente com o seu exército.

Existem várias teorias acerca do motivo pelo qual este imperador passou a utilizar este símbolo religioso. Na época este facto foi explicado por um sonho que o imperador teria tido com este emblema, e com uma voz que lhe disse “Neste sinal conquistarás” (In hoc signo vinces). A partir desse momento ordenou aos seus soldados que colocassem o símbolo nos seus escudos. Contou-se que nesse mesmo dia lutaram contra as tropas de Maxêncio e ganharam a Batalha da Ponte Mílvia (312), perto de Roma.

Nove imperadores estão representados nesta exposição, através de moedas que ostentam, no seu reverso, o Cristograma. Mas exibem-se também outros objectos com o mesmo símbolo.

A exposição estará patente até o próximo dia 21 de Setembro. O museu, localizado na Rua do Rossio, abre todos os dias das 10h00 às 12h00 e entre as 14h00 e as 19h00.

Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real

21.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cartaz
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada