Vemos, ouvimos e lemos
Exposição

Trás-os-Montes por Duarte Belo

Até 30 de Setembro o Museu do Abade de Baçal (Bragança) apresenta a exposição “Trás-os-Montes: o Sabor da Terra”. A fotografia de Duarte Belo expõe uma visão a preto e branco do património natural e construído da região.

O projecto “Portugal – o Sabor da Terra”, foi uma investigação e recolha fotográfica desenvolvida entre 1996 e 1998, para o Pavilhão de Portugal, na Expo’98, e para o Círculo de Leitores, do qual resultaram catorze exposições simultâneas nas várias regiões de Portugal e igual número de volumes publicados. Foi um trabalho elaborado com o historiador José Mattoso e a geógrafa Suzanne Daveau.

Desde 1986 que percorria Portugal num levantamento fotográfico progressivo de unidades de paisagem, formas primitivas de ocupação e domínio do território, lugares arqueológicos, aspectos das cidades e da suburbanidade, arquitecturas, vias de comunicação e transformações recentes do espaço habitado. Destes itinerários foram extraídas as fotografias uma obra onde se procurou fixar a paisagem e povoamento num tempo longo. De alguma forma, este trabalho pretendeu contribuir para a identificação de um país, para a descoberta das suas regiões e da multiplicidade dos seus lugares. A exposição do Museu do Abade de Baçal apresenta imagens relativas à região transmontana.

Foto

Foto

Foto

Estas fotografias, assim como parte substancial do texto deste artigo, foram retiradas do «site» do autor.

Duarte Belo | rm

22.09.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa de livro
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada