
Exposição sobre o Padre António Vieira em universidade neozelandesa
Uma exposição sobre a vida e a obra do Padre António Vieira foi inaugurada a 1 de Setembro na Universidade de Otago, em Dunedin, por iniciativa do recém aberto leitorado do Instituto Camões (IC) naquela cidade académica da Nova Zelândia, em colaboração com a Biblioteca Central e o Departamento de Línguas e Culturas da mesma instituição universitária.
Na cerimónia de inauguração intervieram a leitora do IC em Dunedin, Célia Mendes, Rosalind Andrew, em representação da Biblioteca Central, e o Professor. Simon Ryan, pelo Departamento de Línguas e Culturas.
O Professor Roberto González-Casanovas, do Departamento de Línguas e Literaturas Europeias da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, proferiu uma conferência intitulada “António Vieira: Jesuit mediator between worlds and eras”.
A exposição “Padre António Vieira”, patente no salão Charles Brasch da Biblioteca Central da Universidade de Otago até 22 de Setembro, é assinada por Pedro Cardim, da Universidade Nova de Lisboa, e contou com o apoio da extinta Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e do Instituto Camões.
No âmbito da celebração dos 400 anos do nascimento do Padre António Vieira, serão ainda exibidos durante as próximas duas semanas, nas instalações da Universidade de Otago, os filmes “Palavra e Utopia” (2001), do realizador português Manoel de Oliveira, e “The Mission” (1986), do realizador Roland Joffé.
05.09.2008
Topo | Voltar | Enviar | Imprimir
![]()
