Vemos, ouvimos e lemos
Música

Festival leva música tradicional a Braga

A música portuguesa de cariz popular e tradicional destaca-se na nona edição do Festival de Música Tradicional, evento realizado, uma vez mais, pela Câmara Municipal de Braga.
Sons da Suévia, Grupo de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio, Grupo Canto D’Aqui, Equipa Espiral e Grupo Pedra d’Água são os grupos, que este ano, vão animar a Avenida Central nas noites de 29 e 30 deste mês.

Na noite do dia 29, a partir das 21h30, sobem ao palco o Sons da Suévia composto por um grupo de cinco amigos com um gosto em comum: a gaita-de-foles. Assim nasceram, a 30 de Julho de 2005, os Sons da Suévia, com a sua primeira aparição em público que coincidiu com a sua formação. Desde então o grupo tem vindo a participar nas mais variadíssimas actividades, das quais se destaca as feiras medievais, arruadas, procissões e romarias. Para isso, criaram um vasto reportório, que conta já com cerca de 50 músicas tradicionais portuguesas, rumbas, passacorredoiros e muiñeiras galegas, AnDro’s e outras músicas bretãs, assim como irlandesas, escocesas, e músicas medievais.

Na mesma noite actua, ainda, o Grupo de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio. Este conjunto foi criado em 1952. Desde sempre constituído, na sua quase totalidade, por antigos e actuais componentes do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, dele logo passou a fazer parte integrante.

Cartaz

A festa da música portuguesa continua com o Grupo Canto D’Aqui. Fundado em 1984, o Grupo Canto D’Aqui tem desenvolvido um trabalho de relevo na pesquisa e divulgação da música tradicional e popular portuguesa, com o objectivo de manter viva a cultura musical.

No último dia da festa, que começa também às 21h30, sobe ao palco a Equipa Espiral com zés p’reiras, gigantones e cabeçudos. Com provas dadas e muita experiência adquirida, tanto a nível nacional como internacional, percorreram já praticamente todos os continentes. Já o grupo de gaitas tem um percurso marcado pela qualidade. Arruadas, desfiles, exposições, actividades de rua e de palco, são apenas algumas das áreas de actuação.

Segue-se a actuação do Grupo Caminhos da Romaria. O grupo interpreta cantigas de festa e ida para a romaria, bem como outros géneros musicais populares que transmitam a alma e o sentir do povo.

O Grupo Pedra D´Água, fundado em 1989, em Famalicão, é o último a subir ao palco do Festival de Música Tradicional. Fundou-se a associação cultural de recolha, promoção e divulgação da música tradicional portuguesa. De então para cá foram editados alguns trabalhos, cujo objectivo tem sido, sobretudo, guardar para gerações vindouras algumas preciosidades da nossa cultura, que tendem a desaparecer.

O programa completo pode ser encontrado no «site» da Câmara Municipal de Braga.

in Correio do Minho

07.08.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Cavaquinho






































Foto
Adufe
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada