Vemos, ouvimos e lemos
Música

Fundão e Córsega unidos pelos cãnticos religiosos

A tradição dos cânticos religiosos durante o período da Quaresma é característica da região, mas tem semelhanças com os costumes da população da Córsega, ilha mediterrânica italiana. A ideia é veiculada por Patrick Vignoli, do grupo Tempus Fugit, que está no Fundão a desenvolver, com a Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, uma residência artística com o objectivo de preparar um espectáculo que vai decorrer no dia 1 de Março, às 21h30, na Igreja Matriz do Fundão. A actuação insere-se no programa da Quadragésima 2008 – Ciclo das Tradições da Quaresma do Concelho do Fundão.

De momento, Patrick Vignoli está a recolher elementos da tradição da Quaresma fundanense, em visitas a várias freguesias. “Ao preparar este trabalho sobre a Semana Santa, notei que há uma conexão da cultura portuguesa e a da Córsega”, pois “ambas têm uma forte tradição oral e uma maneira de cantar próxima”, refere. A principal diferença é que na região “existe uma maior diversidade de cânticos do que na Córsega”.

O contacto com a população, avalia Patrick Vignoli, “tem decorrido muito bem, porque as pessoas são simpáticas e simples”. Na verdade, “quando começam a cantar caem todas as barreiras que nos possam separar”, acrescenta.

A actuação de dia 1 deverá ter cerca de 50 pessoas das freguesias da Soalheira, Souto da Casa, Telhado e Paul (Covilhã), para além de outros quatro elementos do grupo Tempus Fugit chegam ao Fundão no dia 28, próxima quinta-feira. “Estamos a tentar fazer um espectáculo que seja dinâmico”, já que o objectivo é que haja “uma troca e uma mistura de música portuguesa e da Córsega”, adianta Patrick Vignoli.

 

Artigo relacionado:
Quadragésima mantém tradições da Quaresma

Daniel Sousa e Silva

in Diário XXI

26.02.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Cartaz da "Quadragésima"
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada