Vemos, ouvimos e lemos
Fotografia

As crónicas portuguesas de Georges Dussaud

Grécia, Índia, Irlanda, Cuba, Portugal são alguns dos países que Georges Dussaud (França, 1934) tem fotografado a preto e branco. No nosso país, a objectiva de Dussaud retratou vidas, interiores, paisagens, festas e trabalhos, de Lisboa ao Douro, do Alentejo a Trás-os-Montes, da terra ao mar.

"Cheguei a um país de céu denso, de vento, de chuva, de praias brumosas onde se apanha o sargaço; de aldeias com casas de granito, de gândara e de grandes rochedos gastos pelo vento, de pequenos campos de centeio rodeados por pedras nuas. Aqui, vêem-se grandes rebanhos de carneiros e de cabras, de vacas castanhas com cornos enormes em forma de lira. Para se protegerem do frio e da chuva, homens e mulheres usam, ainda, capas de palha e feltro castanho. Descobri pessoas naturais, verdadeiras, que aceitam com simplicidade que eu viva com elas para as fotografar."

Na sequência da exposição apresentada de Julho a Setembro no Centro Português de Fotografia (Porto), onde se assinalaram os 25 anos de trabalhos de Dussaud em Portugal, a Assírio & Alvim lançou recentemente o álbum "Crónicas Portuguesas", que documenta os passeios do autor, acompanhado da mulher, "num registo a preto e branco que surpreende pela intemporalidade e preservação da alma mais arreigada dos povos." (Dora Guennes, Sol). E no Jornal de Letras de 5 de Dezembro escreve-se que "é um dos mais belos álbuns sobre Portugal (ou sobre o Portugal profundo)".

Do «site» de Georges Dussaud retirámos algumas das suas fotografias, deixando o convite para uma visita mais aprofundada à sua página pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© SNPC - Publicado em 07.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Georges Dussaud
© Adriano Miranda | Público
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada