Vemos, ouvimos e lemos
Leitura

Histórias inquietas (1/4)

"- Sim... quero dizer, se aquilo era verdade, sabes... se realmente aquilo lhe aconteceu... Que achas?

- Meu caro! – exclamei - tu estiveste demasiado tempo fora. Que pergunta a tua! Olha só para isto aqui.

O sol brilhou com um reflexo aquoso a oeste e desapareceu entre duas longas filas de paredes; e depois a confusão dos telhados, das chaminés, dos letreiros pintados nas fachadas das casas, o verniz preto dos caixilhos das janelas ganharam um aspecto resignado e soturno com os últimos raios de sol. Toda a extensão da rua, profunda como um poço e estreita como um corredor, estava cheia duma animação obscura e incessante. Nos nossos ouvidos ressoava um rumor surdo de passos precipitados, sobressaindo acima dum outro mais vasto - um rumor enorme, vago, vibrante, como de respirações ofegantes, de corações que batem com força, de vozes entrecortadas. Um sem-número de olhos olhavam fixamente em frente, pés moviam-se apressados, rostos neutros passavam, braços subiam e desciam. Por cima de tudo isto, uma estreita faixa dum céu coberto de fumos estendia-se entre os telhados altos, esticada e imóvel como uma bandeirola suja esvoaçando por cima da turba alvoroçada.

- Siiimmm...  - disse Jackson, pensativamente.

As grandes rodas dos hansoms giravam lentamente junto ao lancil dos passeios; um jovem pálido errava, vencido pelo aborrecimento, com um stick ao lado e as abas do sobretudo ondulando mansamente contra os calcanhares; os cavalos pisavam com precaução na calçada escorregadia, sacudindo as cabeças; duas raparigas cruzaram-se connosco, falando com garridice e de olhos brilhantes; um senhor de idade, elegante, de cara avermelhada, pavoneava-se alisando o bigode branco; e uma faixa amarela de anúncios com letras a azul aproximava-se de nós lentamente, enfunada sobre as nossas cabeças, como um estranho destroço à deriva num rio de chapéus.

- Siiimmm - repetiu Jackson. Os seus olhos azul-claros viam isto tudo com desdém, divertidos e duros, como os olhos dum rapaz. Uma fila desordenada de omnibuses vermelhos, amarelos e verdes, rolava, monstruosa; duas crianças miseráveis atravessaram a rua a correr; um bando de homens sujos, com lenços vermelhos atados à volta do pescoço nu, caminhava aos bordos, discutindo grosseiramente; um velho andrajoso e com o desespero estampado na cara vociferava horrivelmente na lama o nome dum jornal; enquanto que ao longe, por entre as cabeças agitadas dos cavalos, para lá do brilho baço dos arneses, para lá da confusão dos painéis lustrosos e dos tejadilhos das carruagens, se podia ver um polícia de farda e capacete escuros levantar um braço rígido num cruzamento.

- Sim, estou a ver - disse Jackson lentamente. - É verdade; isto arfa, corre, rola; é forte e vivo; esmaga-nos se não tivermos cuidado; mas que me enforquem se é tão real como... aquela coisa... aquilo, a história de Karain!

Eu com franqueza, acho que ele esteve demasiado tempo fora."

Joseph Conrad

in Histórias Inquietas, Assírio & Alvim, 2002

 

Luís Miguel Dias

26.05.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa de "Histórias Inquietas"
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada