Vemos, ouvimos e lemos
Açores

Igreja e Estado: um exemplo de colaboração e independência

Os financiamentos atribuídos pelo Governo dos Açores a empreendimentos e a tarefas desenvolvidas pela Igreja Católica ou instituições a ela ligadas atingiram, em 2007,os vinte milhões de euros.

A informação foi avançada terça-feira pelo presidente do Governo, Carlos César, ao sublinhar a "extraordinária importância" da missão desenvolvida pela Igreja Católica na Região.

Na cerimónia destinada a assinalar a reabertura da Igreja da Fajã de Baixo, após obras de restauro que se prolongaram por dois anos, o chefe do Executivo realçou o facto de a Igreja estar presente em todas as freguesias dos Açores, através da acção pastoral, da intervenção social e da variedade de serviços prestados.

Carlos César referiu-se à cooperação que o seu Governo mantém com organismos ligados à Igreja como a Cáritas, os centros paroquiais ou as misericórdias, assegurando que nessas relações prevalecem as regras da independência e do respeito mútuos.

Sobre as obras na igreja da Fajã de Baixo, um templo com mais de 200 anos dedicada à Senhora dos Anjos, o Presidente do Governo Regional referiu que a sua realização se deve, sobretudo, à colaboração do povo da freguesia. Sem os 213 mil euros recolhidos por iniciativa dos paroquianos, a intervenção, comparticipada pelo Governo em 516 mil euros e pela Câmara de Ponta Delgada em outros 30 mil euros, não se teria concretizado, considerou.

Igreja de Fajã de Baixo

Tratou-se de uma "obra do povo, a que se juntaram os poderes públicos", acrescentou, numa cerimónia em que participou o Bispo de Angra, D. António Braga.

in A União

28.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Igreja de Fajã de Baixo
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada