Vemos, ouvimos e lemos
Arte

As imagens e a sua integração nas igrejas

As santas imagens, pela sua própria natureza, pertencem tanto à esfera dos santos sinais como à esfera da arte. “Não é raro que obras-primas de arte cheias de intensa religiosidade pareçam o reflexo daquela beleza que provém de Deus e a Deus conduz” (Ritual Romano, 985). No entanto, a função da imagem sagrada não, em primeiro lugar, a de proporcionar um gozo estético, mas a de preparar para o Mistério. Às vezes, o aspecto estético torna-se prevalecente, fazendo com que a imagem se transforme mais em “tema” artístico do que em portadora de uma mensagem espiritual.

No Ocidente, a produção iconográfica, muito variada quanto à tipologia, não está regulamentada, como acontece no Oriente, por cânones sagrados vigentes há séculos. Isto não significa que a Igreja latina não tenha vigiado a produção iconográfica; muitas vezes até proibiu que se expusessem nas igrejas imagens contrárias à fé, indecorosas ou susceptíveis de induzir os fiéis em erro, ou que sejam expressão de um abstraccionismo desincarnado e desumanizador; de facto, determinadas imagens são mais exemplos de um humanismo antropocêntrico do que de uma autêntica espiritualidade. Também se deve reprovar a tendência para eliminar as imagens dos lugares sagrados, com grave detrimento para a piedade dos fiéis.

A piedade popular gosta das imagens que apresentam traços da sua cultura; as representações realistas, as personagens facilmente identificáveis, as representações em que se reconhecem momentos da vida do homem: o nascimento, o sofrimento, o matrimónio, o trabalho e a morte. Dever-se-á, porém, evitar que a arte popular se reduza inteiramente a reproduções decadentes; porque há uma correlação entre iconografia e arte para a Liturgia e arte cristã segundo as épocas culturais.

in Directório sobre a piedade popular e a Liturgia, 243

04.09.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
Apresentação no Templo (det.)
Giotto
Capela Scrovegni, Pádua
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada