Vemos, ouvimos e lemos
Exposição itinerante

Imagens da Semana Santa de Braga percorrem o país

Depois da cidade dos Arcebispos (Braga Parque), a mostra itinerante segue para o Porto (Estação de S. Bento), Aveiro (Santa Casa da Misericórdia), Montalegre (Câmara Municipal) e Bragança (Mercado Municipal).

A ideia não é nova mas, só agora foi possível concretizá-la graças ao esforço  da Comissão Organizadora, onde se destaca o papel da autarquia bracarense.

Com esta iniciativa, os promotores pretendem projectar as imagens da maior celebração religiosa da cidade dos Arcebispos, com o objectivo de atrair ainda mais forasteiros. "A nossa intenção foi criar outros meios de divulgação”, refere Ana Paula Morais, vereadora do pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Braga.

O tempo para estabelecer contactos foi muito curto, daí serem ainda poucas as cidades a acolher esta mostra itinerante. “Este ano demos o chamado pontapé de arranque. Portanto para o ano as coisas serão pensadas de outra forma”, acrescenta Ana Paula Morais, admitindo que na próxima edição a mostra pode contar não com um, mas com dois painéis de imagens. “Nessa altura poderemos percorrer mais cidades”. prossegue a responsável.

O painel de fotografias destaca alguns símbolos e figuras que tornam estas solenidades únicas no nosso país. São disso exemplo os ‘Farricocos’, uma figura emblemática das procissões da Semana Santa. “Há muitas Semanas Santas, mas Farricocos só em Braga”, diz o cónego Jorge Coutinho, presidente da comissão organizadora.

Semana Santa, Braga

Semana Santa, Braga

Semana Santa, Braga

A mostra apresenta também uma imagem de um concerto - iniciativa quer integra o programa cultural - imagens de procissões, de celebrações litúrgicas na Sé.

As solenidades da Semana Santa continuam a atrair muitos turistas a Braga, com especial destaque para os Espanhóis que desde há muito marcam presença nos vários eventos que integram o vasto programa. “A Semana Santa está a consolidar-se como um marco do turismo religioso. O nosso objectivo é que, de ano para ano, vá melhorando em termos de meios de divulgação, em termos de iniciativas culturais adjacentes”. E os esforços parecem estar já a dar os seus frutos.

Paula Maia, texto; Alberto Monteiro, fotos (não pertencem à exposição)

in Correio do Minho

20.02.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Semana Santa, Braga

Semana Santa, Braga

Semana Santa, Braga

Semana Santa, Braga

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada