Vemos, ouvimos e lemos
História

A mesa dos quatro bispos

Três autarquias da zona raiana vão candidatar ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) um projecto comum de construção da lendária "mesa dos quatro bispos", no cimo da serra das Mesas, no concelho do Sabugal.

José Manuel Campos, presidente da Junta de Freguesia de Fóios, concelho do Sabugal, revelou que o projecto da construção da "mesa dos quatro bispos" envolve, para além da sua autarquia, as congéneres espanholas de Navasfrias e Valderde del Fresno. Segundo o autarca, uma lenda dá conta que no ponto mais alto da serra das Mesas, a 1.265 metros de altitude, próximo da nascente do rio Côa, "existia uma grande 'mesa', na confluência das províncias de Estremadura, Castilla e Léon (Espanha), Guarda e Lamego (Portugal)".

"Conta-se que existia a grande 'mesa' e os quatro bispos ali analisavam e discutiam as questões comuns, cada um sentado no seu território, sem saírem dos limites dos mesmos", explicou, dando conta que se trata de um local "emblemático e com vistas panorâmicas fabulosas".

Os três autarcas envolvidos no projecto tencionam construir ali "uma mesa em pedra, com cerca de 50 metros quadrados, que terá quatro cadeirões, também em pedra, em cada um dos lados", adiantou José Manuel Campos. "Já falámos com um escultor, que achou a ideia interessante e até disse que iria procurar fazer quatro cadeirões, a partir de quatro barrocos, com as mitras dos bispos já enquadradas", acrescentou.

Mapa da região
Google Maps

Ainda este mês, os autarcas envolvidos terão uma nova reunião de trabalho para abordar o assunto, onde deverá participar um arquitecto espanhol, ligado ao Ayuntamiento de Navasfrias, a quem explicarão a intervenção, com vista à elaboração do projecto.

Para além da construção da "mesa dos quatro bispos", é intenção da Junta de Freguesia de Fóios melhorar as acessibilidades ao local, para que, após a execução da obra, "as pessoas ali possam afluir sem problemas".

José Manuel Campos entende que a execução da lendária 'mesa' de que fala o imaginário popular, servirá para "atrair pessoas" até à sua freguesia, que, tal como as outras do interior, "sofre com o problema da desertificação". "Costumo dizer que nas nossas aldeias, morrem todos os anos entre 15 a 20 pessoas e nasce uma criança de longe em longe", observou.

Referiu que a intervenção permitirá "cativar visitantes e dinamizar a região com o objectivo de fixar mais alguma população". "Não temos mais nada a que nos agarrar, a não ser ao turismo, assim saibamos nós ser imaginativos", disse o autarca.

José Manuel Campos adiantou à Lusa que já levou o bispo da Diocese da Guarda ao local e que o prelado "gostou da ideia e referiu que tinha muito gosto em se sentar à referida mesa e em inaugurá-la". "Se a ideia se concretizasse, tudo faríamos para ali sentar os quatro bispos de que fala a lenda", garantiu, observando que "o bispo de Ciudad Rodrigo [Espanha] também já disse que viria à inauguração".

A construção da "mesa dos quatro bispos" e o projecto de acessibilidades ao local, segundo os promotores da iniciativa, deverão custar cerca de 30 mil euros.

in As Beiras

Publicado em 14.01.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Serra das Mesas
Marco fronteiriço na Serra das Mesas
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada