Vemos, ouvimos e lemos
Funchal

500.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia assinalado por três exposições

O Museu de Arte Sacra do Funchal e a sala de exposições temporárias da reitoria da Universidade da Madeira acolhem desde o dia 3 de Julho duas mostras que assinalam os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade.

A primeira conta com peças que vão desde o século XVI até ao século XIX, sendo que parte delas vieram da sede da Santa Casa da Misericórdia do Funchal (que se situa em Santa Clara) e outras do Museu Quinta das Cruzes. Como o Museu de Arte Sacra já possuía peças da Santa Casa, Luiza Clode, responsável do Museu, decidiu montar a exposição na Capela de São Luís de Toulosa [a capela que integra o edifício do Museu de Arte Sacra].

Depois da inauguração desta exposição, Honório Gomes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, anunciou que é do seu interesse ceder ao Museu de Arte Sacra a imagem de uma Virgem que só “sai à rua” no Dia da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. Para o Provedor, esta será uma forma de mostrar o espólio da Santa Casa da Misericórdia do Funchal a um maior número de pessoas e não apenas a um grupo, numa data específica.

Após a abertura desta mostra foi inaugurada uma outra (documental), na sala de exposições temporárias da reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas). Ali está descrita, através de painéis, a história da Santa Casa da Miseriórdia do Funchal, desde a sua fundação até ao trabalho que é desenvolvido nos dias de hoje.

Um terceiro pólo expositivo está localizado no antigo edifício da Santa Casa, onde actualmente funciona o Governo Regional da Madeira, através de uma pequena mostra documental, na placa central, que sintetiza os cinco séculos de existência da instituição.

A sessão solene das comemorações dos 500 anos da Misericórdia do Funchal será realizada a 25 de Julho, na Câmara Municipal do Funchal.

As exposições estão patentes até 31 de Julho.

Lucia Mendonça da Silva (JM)

in Jornal da Madeira | Funchal 500 anos

07.06.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Medalha comemorativa































Funchal - 500 anos
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada