Vemos, ouvimos e lemos
Sub-título

Mosteiro de São Martinho de Tibães assinala dia de São Bento

Um atelier para os mais novos, uma instalação, um jantar e uma prova de doces são as iniciativas que se vão realizar na próxima sexta-feira e sábado no Mosteiro de São Martinho de Tibães. Tudo para lembrar o dia de S. Bento, Padroeiro da Europa, que se celebra a 11 de Julho..

Para sexta-feira está marcado, a partir das 10h00, um atelier e conto infantil para os mais novos sobre a vida de São Bento. A actividade é direccionada para crianças até aos 10 anos e a inscrição é de três euros..

Para o mesmo dia está agendada a inauguração de uma instalação, a partir das 18 horas. ‘Labor e Assombro: percursos habitados no espaço monástico’ é uma instalação dos artistas Eduarda Coquet, Lúcia David, João Foldenfjord, Helena Santos e Alexandra Sacadura Cabral.

“Há, em Tibães, uma conjugação intensa das dimensões do temporal e do sagrado que aí se interceptam admiravelmente. E que constituem os pressupostos de intervenção que impregnam a identidade deste projecto de habituação ao espaço na contemporaneidade. Combinando o labor produtivo ou conducente ao assombro como objecto de concretização e fruição tangível ao próprio assombo enquanto finalidade directora e crença espiritual na transcendência do invisível”, pode ler-se no excerto do catálogo da instalação que trata as regras e o espaço beneditino.

A noite da festa em honra do patrono termina, como já é habitual, com o jantar de São Bento.

Patrícia Sousa

in Correio do Minho

09.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Fachada da igreja do Mosteiro













Foto Altar-mor da igreja do Mosteiro
Foto: Luís Ferreira Alves
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada