Vemos, ouvimos e lemos
DVD

O Apelo de Fátima

Apenas 5% da população mundial conhece a mensagem de Fátima. É pelo menos esta a convicção de Thomas McCormack, o irlandês que realizou e produziu o documentário “Apelo de Fátima”, em duplo DVD, lançado a 23 de Junho em 11 línguas, incluindo chinês e russo e, muito proximamente em árabe, hindu e coreano. Trata-se de uma reedição agora aumentada com um segundo DVD

Directamente do Memorial da Irmã Lúcia, o filme, baseado nos registos da mais velha das videntes de Fátima, deverá chegar a uma audiência de um bilião de pessoas em todo o mundo, acredita o produtor, que deseja chegar a 75% da população dos cinco continentes.

Quando decidiu embarcar nesta aventura, Thomas McCormack não tinha qualquer experiência no mundo cinematográfico, nem sequer alguma vez trabalhara com câmaras de filmar. A ideia surgiu-lhe num momento de grande dificuldade financeira da empresa onde trabalhava, quando, a 13 de Maio, recebeu um cheque de 70 mil euros, que o fez respirar de alívio. A coincidência da data fê-lo querer viajar até Fátima, o que aconteceu em 1999, na companhia da mãe.

Surgiu então o primeiro filme – “O apelo de Fátima – a história” –, já visto por 1,180 milhões de pessoas e baseado no livro “Apelos da Mensagem de Fátima”, com um período temporal que vai até aos funerais da Irmã Lúcia e do Papa João Paulo II. Neste volume surgem referências às visitas do anjo em 1916, seis visitas de Nossa Senhora em 1917, os três segredos, a aparição de 1919, a experiência da Irmã Lúcia de ver o inferno, a história e as mortes de Francisco e Jacinta ou a visita de João Paulo II em 1981, entre outros aspectos. Demorou cinco anos a ficar completo e custou 175 mil euros, bem mais caro do que o orçamento inicial de 10 mil euros.

O segundo DVD – “A mensagem” –, inspirado na obra “Fátima nas palavras de Lúcia (Memórias I)”, surgiu por sugestão de Celina de Jesus, prioresa do Carmelo de Santa Teresa, uma das personalidades que conviveu directamente com a vidente e que dá o seu testemunho no documentário, ao descrever o falecimento da Irmã Lúcia a 13 de Fevereiro de 2005. Surgem também Branca Paul (médica da Irmã Lúcia nos últimos 15 anos da sua vida), padre Valinho (primo da pastorinha) e o padre Kondor (vice-postulador da causa da canonização de Francisco e Jacinta), que destaca a sétima aparição.

Com a aprovação prévia do Vaticano, o documentário ganhou o galardão de St. Maximillian Kolbe para a educação. Traduzido agora em 11 línguas, o objectivo «é muito simples», realçou o produtor: «é o mesmo de Nossa Senhora: salvar e levar todas as almas para o céu». Para isso, «temos de comunicar», daí o desejo de levar o filme ao maior número de países possível, independentemente da religião.

 

Veja a apresentação do documentário num programa televisivo nos Estados Unidos

Patrícia Isabel Silva

in Diário de Coimbra

25.06.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do DVD
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada