Vemos, ouvimos e lemos
Leitura

Apresentação das "Obras Escolhidas" do Cardeal D. António Ribeiro

A Universidade Católica Editora lança no próximo dia 11 de Março os dois primeiros volumes das "Obras Escolhidas" de D. António Ribeiro, intitulados "A Passagem da morte á vida - Homilias no Tríduo Pascal" e "Imagens vivas de Cristo Pastor - O ministério ordenado na Igreja".

Sobre o autor, D. José Policarpo escreveu que "que não se podia limitar a reagir ao imediato e a gerir o presente em crise, mas que era preciso ler os “sinais dos tempos”, intuir o futuro de uma Igreja renovada para tempos novos, apesar de conturbados. Nisso o ajudaram a profunda sintonia e amizade que tinha com Paulo VI e os colaboradores de que se foi rodeando. E soube imprimir esse ritmo da esperança na aplicação do Concílio Vaticano II, na clarividência cristã com que definiu a presença da Igreja na sociedade, nos tempos conturbados da Revolução de Abril, na resistência e persistência que a sua personalidade fria e metódica incutia nos seus colaboradores. Teólogo de lúcida preparação, foi um grande chefe de equipa; e se não recuou, por vezes, perante gestos ousados, comunicava a profundidade e exactidão das análises e a ponderação das decisões. Todo este percurso foi sempre iluminado pela sua palavra. Como nos grandes profetas, nele a lucidez da palavra e a ousadia dos gestos fizeram um todo".

A apresentação decorrerá na Sacristia Nobre do Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa, às 18h00, numa cerimónia presidida pelo Cardeal Patriarca.

Capa do vol. II

Uma celebração eucarística de acção de graças e de sufrágio, não no aniversário da sua morte, 24 de Março, por este ano ser 2ª feira de Páscoa, dia em que é difícil uma mobilização do clero e dos fiéis, mas no dia do seu aniversário natalício, a 21 de Maio. Neste dia em que D. António Ribeiro completaria 80 anos de idade, a celebração será na Igreja de São Vicente de Fora, às 19h00.

Universidade Católica Editora | Patriarcado de Lisboa

10.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do vol. I

Obras Escolhidas
(2 vols.)

Autor
D. António Ribeiro

Editora
Universidade Católica Editora

Páginas
424/428 (1.º/2.º vols.)

Data
2008

Preço
€ 25,00 cada volume

ISBN
978-972-54-0191-0 (vol. I)
978-972-54-0192-7 (vol. II)

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada