Vemos, ouvimos e lemos
Diocese do Algarve

Portimão recebe exposição multimédia «Bíblia em Festa»

Portimão é a segunda cidade do país a acolher esta iniciativa única no seu género, depois de em 2005 mais de 15.000 pessoas a terem visitado em Lisboa. Numa iniciativa conjunta da Diocese do Algarve, da Sociedade Bíblica e da Câmara Municipal, a cerimónia de inauguração está agendada para as 17h30 do dia 27 de Junho. A exposição multimédia vai estar patente até 13 de Julho.

Organizada em cinco módulos principais (“A Bíblia no Século XXI”; “Uma vasta Biblioteca”; “Milénios de cultura e civilização”; “A palavra na vida”; e, por fim, “Considere... o Amor!”), e recorrendo a meios audiovisuais, esta mostra aborda uma diversidade de temas, tais como o que é a Bíblia, quais os seus conteúdos, como chegou até nós, quais as línguas originais, traduções e contributo linguístico, bem como a sua influência nas artes, direitos humanos e pensamento ocidental.

A iniciativa abre com a conferência “A Bíblia em português: de D. Dinis ao século XXI”. O tema proposto foca as origens da Bíblia em Portugal, do caminho dos precursores da sua tradução até à diversidade de traduções contemporâneas, seus avanços e recuos. Também o impacto e a relevância da Bíblia na sociedade portuguesa contemporânea serão debatidos.

Ao longo da visita, pode ser apreciado um conjunto de cem Bíblias, representativas dos cinco continentes. Para além de comunicar a universalidade do texto, na apresentação da diversidade das línguas e seus peculiares alfabetos, os artefactos expostos permitem um percurso no tempo - das Bíblias mais antigas às mais modernas, do pergaminho ao cd-rom, das ilustradas às destinadas ao público infantil.

Em Portimão “A Bíblia em Festa” é acompanhada, pela primeira vez, de um programa de animação diário, entre as 15h00 e as 24h00. Entre as várias iniciativas que terão lugar no Auditório montado junto à Exposição algumas acompanham a agenda mundial: O Ano Internacional do Planeta, o Dia Mundial a População, ou a comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, reconheceu a necessidade de ir ao encontro daqueles que não vêm à igreja. “Se as pessoas não vêm à igreja, a Igreja deve ir ter com elas. Cada vez mais temos de estar no meio das pessoas e levar a Palavra de Deus à vida das pessoas”.

 

Programa

27 de Junho
17h30: Cerimónia de Inauguração (com entidades oficiais e visita guiada)
18h00: Conferência: A Bíblia em português: de D. Dinis ao Século XXI.
As origens da Bíblia em Portugal, do caminho dos percursores da tradução da Bíblia para português até à diversidade de traduções contemporâneas, seus avanços e recuos. Também, o impacto e a relevância da Bíblia na sociedade portuguesa contemporânea.

28 de Junho
21h00: Concerto: Cantando a Palavra

29 de Junho
21h00: Concerto: Sotto Você

30 de Junho
15h00 e 21h30: Leitura de histórias bíblicas para crianças; Atelier de artes: ilustrando parábolas de Jesus

1 de Julho
18h30 e 21h30: Lectio Divina

Foto

2 de Julho
21h00: Debate: A Bíblia e os Direitos Humanos
Por ocasião da comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos / Carta dos Direitos fundamentais da União Europeia. O texto bíblico enquanto fundamento dos valores presentes na magna Carta dos Direitos Humanos. A redescoberta na Bíblia do valor do ser humano e a afirmação da sua liberdade enquanto pessoa.

3 de Julho
18h30 e 21h30: Lectio Divina

4 de Julho
21h00: Conferência: “Os dois ‘livros’ de Deus” – A Palavra e a Criação
Por ocasião da celebração do Ano Internacional do Planeta. A crise ambiental em que se encontra o nosso planeta e o papel da espiritualidade na agenda da humanidade, nomeadamente a centralidade das questões de ordem ética e moral subjacentes às mudanças essenciais que levarão à reversão da destruição que se confirma dia a dia.

5 de Julho
21h00: Concerto: Grupo Omaira

6 de Julho
17h00: Debate + Festa: A Bíblia e a Multiculturidade – viver a pluralidade
Por ocasião do Dia Mundial da População. Lendo a narrativa Bíblia, enquanto narrativa histórica que nos apresenta uma encruzilhada de culturas. Compreendendo no tempo os espaços onde, da cultura babilónica à egípcia, da cultura persa à grega e romana, o povo hebreu modelou e foi modelado. A realidade multicultural teve como consequência uma aprendizagem da e na pluralidade.

7 de Julho
15h00 e 21h30: Leitura de histórias bíblicas para crianças; Atelier de artes: ilustrando parábolas de Jesus

8 de Julho
18h30 e 21h30: Lectio Divina

9 de Julho
15h00: Workshop: Envelhecer com a sabedoria da Bíblia (para pessoas idosas)
A relevância dos conteúdos bíblicos que honram os idosos e promovem o gosto pela vida, tendo em conta a realidade de um Portugal envelhecido. A denuncia da crescente exclusão social associada à velhice e a promoção da dignidade da pessoa idosa, bem como os desafios que podem dar sentido à experiência da reforma.

FOto

10 de Julho
18h30 e 21h30: Lectio Divina

11 de Julho
21h00: Conferência: Europa: Identidade colectiva e tradição comum
A presença e o papel da Bíblia na construção da civilização ocidental. Num tempo de secularização torna-se relevante reflectir o papel da Bíblia como um instrumento civilizacional. Da universalidade dos seus valores à universalidade da sua linguagem, a Bíblia modelou a identidade social e cultural europeia. Torna-se assim relevante, lembrar o texto bíblico como ponte e ponto de encontro de uma tradição comum.

12 de Julho
17h30: Painel: A família na Bíblia e a Bíblia na família
Conteúdo para adultos; actividades para crianças (simultâneo). Em meio às ilusões e desilusões da vida moderna, a família paga a jusante a factura de uma sociedade destituída de uma referência sustentável. Torna-se relevante olhar a actual crise da vida familiar dos portugueses propondo uma reflexão de fundo a partir da narrativa e proposta milenar e incomparável da Bíblia. Não só enquanto quadro de referência teórico mas o seu papel pragmático no quotidiano da vida familiar.
21h00: Concerto: Coral Gerações (espirituais negros e clássicos da música cristã)

13 de Julho
21h00: Encerramento da Exposição + Concerto: Laudate 

Diocese do Algarve | Câmara Municipal de Portimão

26.06.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé






























Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada