Vemos, ouvimos e lemos
Fundação Fernando Rielo

Prémio Mundial de Poesia Mística

O prémio de poesia “Fernando Rielo”, dedicado a poemas místicos, chega à sua 28ª edição e oferece 7 mil euros à obra vencedora.

Serão admitidos a concurso textos inéditos, apresentados pelo seu autor, escritos em espanhol ou inglês ou traduzidos num desses idiomas. A extensão não pode ser inferior a 600 versos nem superior a 1.300. O tema das composições versará sobre poesia mística, isto é, aquela que expressa os valores espirituais do homem na sua profunda significação religiosa.

O júri poderá propor, a partir das obras a concurso, uma selecção de poemas de expressivo valor místico para eventual publicação. Os direitos de autor da primeira edição da obra vencedora consistirão na entrega do prémio e de 100 exemplares.

O envio deve ser feito preferencialmente através de correio electrónico, em formato PDF. O prazo estende-se até ao dia 15 de Outubro. O regulamento pode ser consultado no «site» da Fundação Fernando Rielo.

O reconhecimento alcançado pelo Prémio permitiu que a cerimónia de entrega já tenha ocorrido na sede da ONU, em Nova Iorque, no Senado de França, na UNESCO (Paris) e noutros locais de prestígio.

Fernando Rielo – pensador e poeta espanhol (1923-2004) a cujo nome e memória se dedica o prémio – definiu a poesia como “forma de uma cultura que passa por uma espiritualidade insubornável”. Em 1959 fundou os Missionários Identes, que passados poucos anos ganharam dimensão internacional com a criação de cerca de 70 centros em 25 países. O objectivo principal da Fundação, com sede em Madrid, é promover mundialmente a cultura, a arte e o pensamento nas suas diversas áreas, em particular na poesia mística, assim como fomentar o encontro de culturas e tradições.

Zenit | rm

25.07.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
São João da Cruz
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada