Vemos, ouvimos e lemos
Regresso

Procissão do Senhor dos Passos volta ao Cartaxo 34 anos depois

As ruas do Cartaxo vão voltar a receber a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, 34 depois da última realização em 21 de Março de 1974. É na noite de 23 de Fevereiro que começa aquele rito, mas o domingo 24 marca a procissão principal de uma celebração que só fica concluída na Sexta-feira Santa, a 21 de Março.

Ninguém sabe bem o motivo de tão grande hiato na realização da procissão mas o facto de a Revolução do 25 Abril ter ido para a rua pouco mais de um mês depois não deve ter sido alheio, aventa o padre Vítor Alcobia, da Paróquia do Cartaxo.

Na noite de 23 de Fevereiro, pelas 21h00, a imagem do Senhor dos Passos sai da capela na rua Mouzinho de Albuquerque em direcção à igreja Paroquial do Cartaxo, com passagem pela praça 15 de Dezembro e rua Serpa Pinto.

Para domingo, dia 24, está marcado o ponto alto com a procissão a sair pelas ruas da cidade, presidida pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues.

Após o sermão, a procissão percorre o caminho desde da igreja paroquial e desce pela rua de São Sebastião para voltar a subir a Mouzinho de Albuquerque onde a imagem de Nossa Senhora das Dores integra a procissão do Senhor dos Passos, tal como a Virgem Maria encontrou Jesus a carregar a cruz da sua condenação à morte.

A procissão deverá durar cerca de duas horas e terá como atractivo a paragem em 14 momentos assinalados. “Vamos seguir com 14 imagens de 1,65 metros por 1,40 metros que representam os 14 passos da paixão de Jesus Cristo, com leituras bíblicas e um cântico a cada passo. Da condenação à morte, do carregar da cruz até à sua sepultura”, descreve o padre Vítor Alcobia.

in O Mirante

18.02.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Igreja Matriz do Cartaxo
Igreja Matriz do Cartaxo
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada