Vemos, ouvimos e lemos
Covilhã

Fábrica produz os primeiros queijos kosher da Península Ibérica em 500 anos

A fábrica de Queijos Braz, em Peraboa (Covilhã), iniciou este mês a produção de queijos kosher, destinados à comunidade judaica, disse hoje à Agência Lusa, José Agostinho, sócio-gerente da empresa.

Os queijos de ovelha puro, de mistura e o queijo fresco, são as três variedades a comercializar com o selo de aptidão para consumo de acordo com os preceitos da religião judaica.

Para além de Portugal, a Espanha, França, Inglaterra e Holanda são os países prováveis para a exportação. «Isto é um orgulho. É como um pai ver nascer o filho», disse José Agostinho.

A ideia de obter a certificação kosher surgiu na sequência de contactos com a comunidade judaica de Belmonte e do aparecimento de outros produtos na Beira Interior.

«Já havia o azeite kosher de Penamacor e o vinho da Adega da Covilhã», recordou, acrescentando: «temos de estar atentos para cativar estes nichos de mercado e é essa oportunidade que queremos agarrar».

Após acompanhamento pela comunidade judaica, «a fábrica recebeu a certificação de que está a apta a produzir queijo de acordo com os preceitos da religião», explicou.

Ou seja, qualquer Queijo Braz pode receber o selo kosher, se bem que para o consumo judaico sejam preparados lotes específicos mais ao gosto do mercado, «mais prensados e com mais tempo de cura».

«A grande diferença está na fermentação», disse Paulo Vitorino, gerente da Kosher Sefarad, firma que comercializa alimentos kosher em Portugal e Galiza.

Aquele responsável presta assessoria à produção alimentar em religiões semitas e explicou que a fermentação do queijo «tem que ser de base vegetal».

«O coalho não pode ser de base animal. Não se mistura carne com leite, nem vice-versa», revelou. Além disso, o resto dos elementos deve cumprir com os preceitos kosher, «garantias dadas pela fábrica dos Queijos Braz».

A unidade está sujeita a inspecções periódicas regulares, «ou pelo rabino, ou se este o solicitar, por algum elemento da comunidade de Belmonte», adiantou Paulo Vitorino.

Segundo aquele responsável, a liberdade religiosa e a afirmação daqueles que são de descendência judaica «contribuem para o aparecimento destes produtos kosher em Portugal» e que, acredita, terão procura também no mercado internacional.

Ainda segundo Paulo Vitorino, estes são os «primeiros queijos kosher da Península Ibérica nos últimos 500 anos».

Lusa

24.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

FotoCorte de um queijo kosher
© William Perlman/Star Ledger/Corbis
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada