Vemos, ouvimos e lemos
Leitura

Reflexos do Maio de '68 na sociedade portuguesa: uma abordagem plural

A celebrar os 25 anos (1983-2008), o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), da Universidade Católica, lançou recentemente o número 12 da sua revista «Povos e Culturas», dedicado aos “Reflexos do Maio de ’68 na sociedade portuguesa”.

A variedade das pertenças políticas dos autores convidados para esta edição garante uma abordagem plural na análise das implicações dos acontecimentos ocorridos em França há 40 anos. A obra apresenta os estudos de José Barata Moura (“Para uma revisitação de «one-dimensional man» de Herbert Marcuse”), António Coimbra Martins (“Década 60 e Maio 68, paralelismos e interacções”), Luís Salgado de Matos (“Quem somos? Maio de ’68: a revolta da ordem contra as instituições”), Adriano Moreira (“Maio de 68”), Isabel do Carmo (“A realidade portuguesa e o Maio de ‘68”), Jorge Paulo Concela da Fonseca (“Maio ’68 e investigação científica”) e Jaime Nogueira Pinto (“Maio de ’68 e nós”).

A edição inclui ainda entrevistas a D. Eurico Dias Nogueira, Justino Mendes de Almeida e Maria Manuela Aguiar, registando também os depoimentos de José Veiga Simão e Nadir Afonso.

Porquê a escolha deste tema? Na nota introdutória, Roberto Carneiro, Presidente da Direcção do CEPCEP, procura dar uma resposta.

“Olhando retrospectivamente, e buscando um acontecimento que há quatro décadas terá influenciado decisivamente as instituições e os valores da sociedade portuguesa, será difícil encontrar um evento que rivalize com o Maio de ’68 nos seus indiscutíveis impactos. Decorridos 40 anos sobre o «tsunami» que varreu a França, e que teve um efeito de contágio ‘viral’ por toda a Europa, não se descortina nos países vizinhos do nosso outro fenómeno que se aproxime do Maio ’68 nas suas dimensões de revolução cultural, educativa e geracional e cujas marcas perduram até hoje em muitas instituições basilares da nossa sociedade com relevo para a Universidade. (...)

Por outro lado, a verdade é que, por estranho que pareça, não têm sido férteis os olhares académicos sobre um acontecimento de tão vastas repercussões, apesar da sua relevância e da sua influência no espaço e no tempo. «Povos e Culturas» pretende contribuir para a superação desse défice analítico proporcionando uma abordagem independente, multidisciplinar e plural de um fenómeno social cuja complexidade nunca será demais enfatizar. (...)

O CEPCEP que, por vocação e genética, nasceu há um quarto de século com o mandato de reflectir em permanência sobre a fecundidade do encontro de povos e culturas, não poderia, pois, deixar de celebrar o seu aniversário deixando ‘passar em claro’ aquilo que genuinamente se pode classificar como o choque de culturas marcante de toda a década de ’60.”

Apresentamos seguidamente dois fragmentos dos estudos incluídos na revista, da autoria de Isabel do Carmo e Jaime Nogueira Pinto.

 

Que influência então é que houve? (Isabel do Carmo)

Que influência então podia ter um movimento do qual pouco se sabia, que acontecia para além da imensa Espanha e que só nos chegava por fracos canais? Por estranho que pareça teve muita influência.

O ar da liberdade, mais do que isso, da libertação, infiltra-se por todo o lado. A rebelião da juventude contra a vida arrumadinha, sem rasgo e sem criatividade, espalhou-se por todo o mundo – na Alemanha, na Itália, nos EUA, na América Latina. E porque não em Portugal? A revolta dos estudantes de Coimbra em 1969, a organização de base das CDE’S, foram já uma consequência dos novos ventos internacionais. A juventude ganhava importância. O próprio questionamento da linha ortodoxa do PCP feita dentro e fora da organização clandestina bebia no que se passava “lá fora” essa capacidade de questionar tudo. Ou seja, os jovens, que já se rebelavam e organizavam contra a ditadura, aprendiam a pôr tudo em questão e mesmo as boas “verdades” a que se tinham agarrado durante anos. Isto era verdade para os jovens comunistas e era verdade para os jovens cristãos. E se era “proibido proibir” também era proibido aceitar pensamentos fechados sem perguntar porquê.

Em vários países do Mundo, o ensino nunca mais foi o mesmo, pois os alunos passaram a integrar as decisões e a questionar os programas. Sem que a conexão fosse feita, a verdade é que a partir de Maio de 68 as estruturas universitárias passaram a incluir alunos ao nível da decisão e as associações e federações internacionais ganharam muito mais peso. Em Portugal pouco mudou, mas alguma coisa foi sentida como necessidade. Houve simultaneamente a reforma de Veiga Simão e os “Gorilas” de Veiga Simão, seguranças que punham os estudantes na ordem.

Também ao nível dos costumes os países mudaram e o nosso também. Quando em 1970, depois do estágio, voltei para Portugal havia um cartaz com uma frase dum aluno de Maria Rosa Colaço que dizia “o amor é um pássaro verde num campo azul no alto da madrugada” e uma imagem que sugeria amor. Falar de amor físico em Portugal! Mesmo com metáforas poéticas, tinha o sabor duma janela que se abria. Nessa altura fui à Serra da Estrela e vi uma jovem local a ler um livro de Freud. Ninguém hoje pode perceber o que isto significava de mudança. Senti que o mundo estava de facto a mudar.

Nada ficou igual depois do Maio de 68. Mesmo em Portugal, um país que vivia então calafetado e blindado.

 

Sinais contraditórios: relativismo e ditadura do grupo (Jaime Nogueira Pinto)

De Maio de 68 ficaram assim sinais culturais que contribuíram para uma mudança na esquerda doméstica que se prolongará no pós-25 de Abril até hoje. Revistas como “O Tempo e o Modo” saíram no marcelismo ao abrigo de um certo abrandamento da Censura e foram espelho destas novas problemáticas. Por outro lado, com o 25 de Abril, uma parte temática de 68, passou de movimentos académico, para o Estado e a sociedade. E se a extrema violência retórica (e às vezes física) dos grupúsculos, o seu purismo e fundamentalismo revolucionários em 1974-75, só encontram rival no modo despachado, discreto e pragmático, com que poucos anos depois trocaram os entusiasmos pelas foices e martelos, pelas «kalash», pelas rodas dentadas, pelo Oriente Vermelho, pelo enfileiramento nos partidos do arco constitucional, sobretudo daqueles que dão lugar no Parlamento e no Governo, passando a respeitáveis homens de Estado ou homens da privada do Estado burguês, o facto é que se passou por lá.

Capa

Esta ideologia, graças aos que ficaram fora desta transumância e adaptação revive hoje politicamente, e com um conveniente recuo na retórica da violência e da guerra social, nos dirigentes do Bloco de Esquerda, com a influência político-social respectiva.

Já a segunda parte do programa, o “hedonismo de massas”, assumido numa linha de contestação radical aos valores sociais orgânicos, é hoje poderosa e abrangente, não só no BE mas em significativos segmentos da esquerda. Trata-se de uma ideia de liberalismo sem limites, em que o homem é essencialmente visto como ser lúdico e consumidor, devendo libertar-se de todos os enquadramentos e lealdades orgânicas – à pátria, à família, a valores de orientação permanente.

É do ponto de vista de filosofia política e de valores, a retoma da velha linha do racionalista ateu Hobbes, do materialista Espinosa e dos hedonistas e literatos do século XVIII, todos numa tábua rasa de valores de orientação. Maio de 68 foi o «update» e a repetição geral deste espírito, a ponto de ainda hoje nele se reconhecerem, com manifesta nostalgia, alguns dos reconvertidos localmente ao sistema e ao espectáculo da sociedade burguesa.

CEPCEP

06.06.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa

Povos e Culturas n.º 12
Reflexos do Maio de '68 na sociedade portuguesa

Autor
AA.VV.

Editor
CEPCEP
Centro de Estudos
dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa

Páginas
296

Ano
2008

ISSN
0873-5921

Contactos do CEPCEP
21 721 41 33
Correio electrónico












































Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada