Vemos, ouvimos e lemos
Tecnologia

Religião e telemóveis - o bom, o mau e o horrível

A religião chegou definitivamente aos telemóveis. Recentemente tem-se falado de dois casos muito diferentes que demonstram que os cristãos não são, de modo nenhum, avessos às tecnologias.

Em Inglaterra e no País de Gales a Igreja Católica está a tirar proveito dos telemóveis e do Advento para tentar trazer de volta as suas ovelhas tresmalhadas. Uma mensagem de texto assinada pelo Cardeal Cormac Murphy O’Conner convida os Católicos a ir às igrejas durante o Natal, dizendo que são bem-vindos e membros muito amados da família cristã, tudo isto recorrendo a uma escrita típica das mensagens:

“My dear friends, a warm welcome awaits U. U r a much loved member of the Body of Christ. Card. C-M-O.”

Por altura do Natal veremos o sucesso da campanha.

Já por terras italianas, o uso de telemóveis está a causar mais confusão à hierarquia, se bem que por razões diferentes. Recentemente o Bispo Lucio Soravito De Fracheschi qualificou como “horrível” a prática de comprar “santini” para os ecrãs dos telefones.

Os “santini” são imagens de santos ou pessoas muito estimadas da igreja, como João Paulo II ou Madre Teresa de Calcutá. Uma empresa tem estado a permitir o download das imagens por cerca de três euros (por mais 50 cêntimos tem-se direito a uma oração).

Mantém-se aceso o debate sobre a moralidade da operação, mas a julgar pela aderência, parece que há muitos fiéis que aprovam.

Em primeiro lugar do ranking das imagens está a imagem de Padre Pio (sem o seu carro), logo seguido de figuras como Santa Luzia ou Santa Ágata. O Papa João Paulo II também tem direito à sua imagem, e mesmo o actual Bento XVI. Entre os mais populares conta-se ainda o “nosso” Santo António.

Filipe d'Avillez

© SNPC - Publicado em 20.12.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Publicidade
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada