Vemos, ouvimos e lemos
Vila Nova de Gaia

Romaria ao Senhor da Pedra mantém tradição

As tradicionais Rusgas ao Senhor da Pedra, em Gulpilhares, realizam-se no próximo dia 18, Domingo de Santíssima Trindade, e inserem-se numa das mais típicas e concorridas romarias da Área Metropolitana do Porto. De ano para ano, tem vindo a aumentar o número de rusgas que chegam ao Senhor da Pedra na manhã da romaria.

A iniciativa tem vindo a ser incentivada pela Junta de Freguesia de Gulpilhares, com o apoio da câmara municipal e com a colaboração do Rancho Regional de Gulpilhares e da Confraria do Senhor da Pedra.

Foto
Altar da Capela

O regulamento para a edição deste ano determina que as rusgas “deverão obedecer ao princípio das rusgas típicas de há 40 anos a esta data, não se desprezando os princípios inovadores, sem que lhes seja tirado o cunho típico tradicional”. As rusgas deverão apresentar-se entre as 9h30 e as 11h30, no arraial do Senhor da Pedra e a entrada deve verificar-se no corredor junto à Casa dos Milagres, onde deverão parar (cantando e dançando) junto ao palco, prosseguindo depois em direcção à capela do Senhor da Pedra. O júri – composto pelo vereador do Pelouro da Cultura, pelos presidentes da Junta de Gulpilhares, do Rancho Regional de Gulpilhares e da Confraria do Senhor da Pedra – irá analisar a actuação e o cumprimento do regulamento. Serão atribuídos prémios a todas as rusgas que entrarem no arraial no horário estipulado e distinguir-se-á também a rusga que se deslocar de mais longe a pé, pelo que os interessados terão que comunicar, até 16 de Maio.

 

Historial

As rusgas remontam a tempos recuados. Grupos de pessoas tomavam rumo, a pé, por vezes de longe e iam dançando e cantando, assinalando a sua marcha com tocatas constituídas com bombo ou tambor, ferrinhos e viola, nalguns casos acompanhados também pelo reco-reco para aplacar ou amenizar a dureza do percurso e as dificuldades do caminho.

Senhor da Pedra
Foto: valter hugo mãe

As mulheres levavam à cabeça uma cesta de vime, com os farnéis e as merendas. Os homens transportavam os vinhos em cabaças ou chifres de boi. Chegados ao arraial formavam uma roda – do lado de dentro as raparigas e do lado de fora os rapazes – para bailarem, girando em volta. A meio de cada estrofe, cantada pelo solista, a roda andava ao contrário.

Apesar da evolução dos tempos, esta romaria manteve sempre a sua tradição, existindo actualmente um interesse muito grande por parte das populações em reviver a tradição ancestral.

in O Primeiro de Janeiro

09.05.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Senhor da Pedra
Foto: Paulo J. Moreira
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada