Vemos, ouvimos e lemos
Fé e cultura

Romaria em Vila Nova de Poiares: A fé é o mais importante, a animação é apenas complementar

A festa em honra de Nossa Senhora das Necessidades, uma das maiores romarias da região, prende-se no tempo. Frequentada por inúmeros romeiros, vindos dos concelhos limítrofes e de outros pontos da zona Centro, foi considerada desde sempre como uma das festas de maior projecção da região.

Com um forte cariz religioso, que tem como ponto alto a tradicional procissão, estas festas assumem-se como um ponto de encontro e de convívio entre a população e visitantes. “Homenageamos, uma vez mais, a nossa padroeira. Estas festas são um ponto de reunião dos poiarenses que estão espalhados pelo país e mesmo pelo estrangeiro”, explica a “O Despertar” José Carvalho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares, entidade responsável pela organização deste evento.

Promovido com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, as festas em honra de Nossa Senhora das Necessidades propõem três dias de muita festa e animação. “São três dias de festejos religiosos, aos quais se alia um programa profano, um arraial livre onde todos podem confraternizar e conviver com familiares e amigos. É a festa do concelho”, continua.


Promessas aumentam de ano para ano

A parte mais imponente das festas é a parte religiosa, com a procissão de Nossa Senhora das Necessidades a mobilizar milhares de devotos. “É uma festa onde verificamos muita fé, traduzida em muitas manifestações. São aqui cumpridas muitas promessas que são feitas ao longo do ano”, explica José Carvalho.

A adesão à romaria testemunha que é nos momentos de crise que se conhece a verdadeira fé dos homens. O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares sublinha que “cada vez mais as pessoas fazem promessas, a implorar ajuda”. “Já nos habituamos a ver inúmeras pessoas a cumprir as suas promessas de joelhos à volta da Capela ou a deixarem as suas ofertas à Nossa Senhora, a deixarem algum ouro e outras oferendas”, realça. O provedor José Carvalho acrescenta ainda que “todos os dias se vêem velas de um lado e de outro”, numa verdadeira manifestação de fé, o que comprova que “as pessoas acreditam muito na Nossa Senhora”.

“Isso não morreu, não está apagado, está mais vivo ainda. Ano após ano a fé continua. Vêmo-lo bem na romaria, uma grande procissão, uma manifestação enorme de fé, com muita imponência. Esse é o ponto alto das festas, a animação é apenas complementar”, sublinha.

 

Consulte aqui o programa

Zilda Monteiro (in O Despertar)

Fotografia: Poiares XXI

08.08.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Nossa Senhora das Necessidades






























Foto
Capela de Nossa Senhora das Necessidades
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada